Integrantes de sindicatos, centrais sindicais e movimentos da sociedade civil organizada queimaram bonecos dos deputados federais Major Rocha (PSDB), Alan Rick (PRB), Flaviano Melo (PMDB) e Jessica Sales (PMDB) em frente ao Palácio Rio Branco, nesta quarta-feira, em protesto contra os quatro parlamentares acreanos que votaram a favor da Proposta de Emenda à Constituição 241, apelidada de PEC da Morte. Antes de colocarem fogo nos bonecos, os manifestantes afixaram cartazes com a palavra “traidor”.
A professora Madge Porto, do Sindicato dos Docentes do Estado do Acre (Adufac), considera que a PEC, aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados, fere a Constituição Federal e prejudica, principalmente, a classe mais pobre que depende de serviços como Saúde e Educação.
“O objetivo dessa nossa manifestação é demonstrar indignação com essa PEC que institui o congelamento dos investimentos pra Saúde, pra Educação,pra Assistência Social, e que não verdade não é um congelamento, vai ser uma redução ao longo de 20 anos do investimento de recursos”, lembra.