Menu

Pesquisar
Close this search box.

Comissionados já vinham sendo demitidos desde março; candidatos não retornarão

O governo não explicou inicialmente, mas o corte dos 545 ocupantes de cargo comissionados ocorre desde março deste ano. A informação é da secretária de Comunicação, Andréia Zílio, depois de indagada por ac24horas.


Seria uma pegadinha? Há quem entenda assim. E parece. Mas, o governo informa que o enxugamento foi acontecendo durante os últimos meses conforme a necessidade financeira do Estado, segundo explicou o próprio governador Sebastião Viana em um vídeo gravado em seu gabinete, na Casa Civil: “Nós decidimos cortar 545 cargos em comissão e de função comissionada dentro governo numa demonstração da necessária redução de despesas pra tentar manter aquilo que é o mais sagrado para a vida econômica continuar se mantendo impulsionada pra que nós não abaixemos a cabeça, que é o salário dos servidores públicos em dia”.


Entre os exonerados estão aqueles que se candidataram nas últimas eleições municipais. Eles foram alertados pelo governador Sebastião Viana antes mesmo de irem para as urnas que não voltarão mais a ocupar funções no Estado, pelo menos no atual governo petista.


E curiosamente no mesmo dia que anunciou o corte de 545 ocupantes de cargos comissionados, o governador Sebastião Viana nomeou quatro pessoas na Secretaria de Habitação do Estado. Porém, não há contradição. Pelo menos foi o que disse a secretária de Comunicação do Estado, Andréa Zílio: “Foram as últimas nomeações desses lugares estratégicos da Sehab, inclusive de pessoas que precisam assinar e encaminhar com processos dos convênios. As únicas nomeações são da Sehab, porque passa por uma investigação e estamos seguindo orientações da Justiça quanto ao desligamento de pessoas. A Sehab foi a única tratada como exceção em caso de nomeação, mas apenas com substituição que manteve uma redução de 30% do montante que saiu”, acrescentou Zílio.