Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Acre registra 21 casos de doença de chagas, diz Divisão de Vigilância em Saúde do Estado

Dados da Divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) mostram que o estado registrou 21 casos de doença de chagas nos últimos dez meses. Dezenove deles foram causados pelo consumo do açaí contaminado pelo barbeiro – inseto transmissor da doença de chagas. Já os outros dois casos são considerados “vetoriais”, quando causados pelo contato direto com o “barbeiro”.


Dos casos registrados, 15 foram em Feijó, todos causados pelo consumo de alimento contaminado, no caso, o açaí; quatro fora em Rodrigues Alves, também causados pelo consumo do açaí contaminado, e outros dois casos em Cruzeiromdo Sul, que foi por meio vetorial, causado pelo contato direto com o animal.


No ano passado, segundo os dados, foram registrados seis casos. O processo de transmissão da doença de chagas ocorre pelas fezes de insetos, como o barbeiro, ao depositar fezes sobre a pele da pessoa, enquanto o inseto suga o sangue. A doença também pode ser contraída pela ingestão de açaí, quando o barbeiro se mistura aos grãos e acaba sendo moído junto com o fruto. Os sintomas da doença vão desde febre até alterações no fígado e no coração.


Em março deste ano, duas pessoas da mesma família morreram em consequência da doença em Rodrigues Alves. Uma criança também membro da família ficou internada um mês e ficou com uma lesão no coração por causa da enfermidade.


Sair da versão mobile