A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), através da Comissão da Diversidade Sexual, participou na última quinta-feira, 13, juntamente com o Grupo de Trabalho de Segurança Pública LGBT (GT), de uma visita institucional ao comando da Polícia Militar. Na sexta-feira, 14, a visita foi realizada ao Comando do Corpo de Bombeiros.
As visitas tem o objetivo de discutir medidas para o enfrentamento da violência contra a comunidade LGBT. De acordo com o presidente do Fórum de ONGs LGBTs do estado do Acre, Germano Marino, o grupo é formado por instituições governamentais e não governamentais que buscam sensibilizar a sociedade acerca de medidas preventivas em favor da classe.
“Neste primeiro momento estamos buscando junto aos operadores de segurança pública como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro e outros, a sensibilização acerca do enfrentamento contra a violência que os cidadãos LGBTs têm sofrido no estado do Acre”, disse Germano Marino.
O evento contou com a participação de representantes do Ministério Público, Segurança Pública e de instituições ligadas ao movimento social. Segundo o presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/AC, Charles Brasil, o GT Segurança Pública para a comunidade LGBT é uma importante comissão que atua dentro de uma área estratégica para a garantia de Direitos. “Estamos articulando os atores da segurança pública para aprimorar as ações de respeito aos direitos humanos da comunidade LGBT, quando utilizarem os serviços da segurança pública”, afirma o presidente da Comissão.
A participação da OAB/AC visa resguardar e ampliar a garantia dos direitos fundamentais da classe, que de acordo com Charles Brasil é marginalizada pelo poder público.