Categories: Destaque 5 Notícias Política

MP dá parecer favorável a Mandado de Segurança que pede instalação da CPI da Sehab

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

O Procurador de Justiça do Ministério Público Estadual (MPAC), Cosmo Lima de Souza, emitiu parecer favorável a Mandado de Segurança impetrado pelos deputados de oposição na Justiça que pede a imediata instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que tem como objetivo investigar a participação de agentes públicos da Secretaria de Habitação e Interesse Social do governo do Acre, no esquema de venda ilegal de casas e fraude ao programa do Estado.


A informação é do advogado Roberto Duarte Júnior. Segundo Duarte, Cosmo Lima, se manifestou “pela concessão da segurança, declarando-se nula, por ilegal, a submissão do requerimento à aprovação da maioria da Assembleia Legislativa, determinando-se à autoridade coatora que promova os atos regimentais necessários à criação da CPI, nos termos da Constituição do Estado do Acre e do Regimento Interno da Assembleia Legislativa”, ressalta o advogado.


O Mandado de Segurança que pede a instalação da CPI foi protocolado após a derrota do requerimento de autoria do deputado Gerlen Diniz (PP), no plenário da Aleac. Diniz alega que seu requerimento alcançou ao número de assinaturas necessário para criação da CPI. O parlamentar destaca que de acordo com a Constituição Estadual, seu pedido não precisaria passar por apreciação e votação em plenário, sendo necessária a imediata criação da CPI da Sehab.


O advogado Roberto Duarte acredita que o TJ Acre vai acatar o parecer do MPAC. “Na qualidade de advogado dos deputados Gerlen Diniz, Eliane Sinhasique e Luiz Gonzaga, estou pensando positivamente e aguardando que a Justiça seja feita, respeitando a nossa Constituição Estadual e o Regimento Interno da Assembleia Legislativa. Acredito no deferimento do Mandado de Segurança e a determinação por parte da justiça na criação da CPI da SEHAB popularmente conhecida”.


Para o advogado, “após a abertura da CPI tenho convicção que os trabalhos realizado pelo deputados estaduais, principalmente os da oposição serão de suma importância e colaboração com a Justiça em suas investigações”. Os deputados da base de governo afirmam que a CPI não é necessária, destacando que a Polícia Civil é o órgãos de controle estaria atuando para esclarecer o esquema dentro de uma das principais pastas da administração petista.


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Doze detentos tentam fugir do presídio em Cruzeiro do Sul

Polícia Penais encontraram nesta quinta-feira, 16, cerradas várias barras de ferro de celas do bloco…

16/05/2024

Justiça Federal suspende etapa do concurso do Ifac

A Justiça Federal no Acre determinou a suspensão da segunda etapa do concurso público para…

16/05/2024

São Paulo pressiona, mas fica no empate com o Barcelona na Libertadores

Tudo igual no Morumbis. O São Paulo recebeu o Barcelona de Guayaquil (EQU) nesta quinta-feira,…

16/05/2024

Dublê de Chris Pratt em ‘Guardiões da Galáxia’ e ‘Jurassic World’ morre aos 47 anos

O dublê Tony McFarr morreu aos 47 anos na última segunda-feira (13). Ele substituiu Chris…

16/05/2024

Saerb garante restabelecimento de água na Sobral, Cadeia Velha e parte alta da Capital

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB) informou na noite desta quinta-feira…

16/05/2024

Flu aproveita expulsão, vence Cerro e avança como líder na Libertadores

O Fluminense venceu o Cerro Porteño (PAR) por 2 a 1, nesta quinta-feira (16), no…

16/05/2024