Categories: Notícias Política Rolante

Sindicato vai denunciar deputados “que usam seus mandatos para prejudicar os trabalhadores”

Published by
Luciano Tavares, da redação ac24horas

Chamada por governistas de PEC do novo regime fiscal e por opositores de PEC da morte, a Proposta de Emenda à Constituição 241 em tramitação no Congresso Nacional, institui um teto de gastos em todas as áreas para tentar equilibrar as contas públicas a partir de 2017, conforme justifica o governo. A proposta divide opiniões dentro e fora do Congresso. Entre as entidades sindicais há uma unanimidade de que a PEC, caso aprovada, é um desastre para o país, pois congela os gastos públicos por 20 anos em áreas essenciais, como saúde e educação.


A PEC começou a ser votada em primeiro turno nesta segunda-feira (10). Enviado pelo governo do presidente Michel Temer no primeiro semestre, o texto já foi aprovado na comissão especial que o analisava e, agora, precisa ser aprovado em dois turnos pelo plenário da Câmara antes de seguir para análise no Senado.


No Acre, a Nova Central Sindical de Trabalhadores do Acre – NCST/AC, entidade que congrega mais de 15 mil trabalhadores de 12 sindicatos e associações, repudiou por meio de nota a PEC.


Para a NCST, “o governo Federal apresenta como única saída para crise econômica justamente aquela que ataca brutalmente os´investimentos em áreas consagradas como essenciais e prioritárias pela Constituição e mostra-se irresponsável o suficiente para desconsiderar circunstâncias óbvias, tais como: crescimento populacional constante e a complexidade das necessidades básicas da população”.


A Nova Central lamenta ainda o “acordo entre estados e Executivo Federal para estender os efeitos nefastos da PEC para as unidades federativas, desconsiderando as peculiaridades e desigualdades regionais” e acrescenta que “assiste com atenção a atuação de cada parlamentar acreano na votação desse projeto, que pretende destruir os direitos sociais”. “Pretendemos denunciar para cada acreano quais deputados usam seus mandatos para prejudicar os trabalhadores e mais humildes”, diz a nota assinada por Franklin Albuquerque e Itamir Lima, presidente e vice da Nova Central, respectivamente.


Share
Published by
Luciano Tavares, da redação ac24horas

Recent Posts

Ginástica Rítmica fatura 1º ouro de 2024 em etapa da Copa do Mundo

O conjunto brasileiro de ginástica rítmica arrematou o primeiro ouro da temporada e mais uma…

12/05/2024

Cantoras compartilham imagens de alagação no Acre como sendo no RS

As cantoras Luísa Sonza, Preta Gil e Juliette divulgaram um vídeo em que pedem a…

12/05/2024

Covid-19: MS envia doses da nova vacina para o Acre e mais 10 estados

O Ministério da Saúde enviou, entre sexta-feira, 10, e sábado, 11, cerca de 700 mil…

12/05/2024

Com retorno de chuva forte no RS, população deve buscar áreas seguras

Com as chuvas intensas que voltaram a cair em diversos municípios do Rio Grande do…

12/05/2024

Amazonas e Pará são os estados com maior ocorrência de raios no país

Há pouco mais de um mês, um adolescente de 16 anos morreu em uma chácara…

12/05/2024

Passa de 700 o número de abrigos temporários no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul contabiliza, até o momento, 722 abrigos temporários, montados em decorrência…

12/05/2024