Quem disse que pra ser empresário é preciso ter mais de 18 anos? Os estudantes das séries do 2º ano do Ensino Médio da Escola José Rodrigues Leite (JRL), em Rio Branco, encaram o desafio proposto pelo Programa de Educação Empreendedora da Junior Achievement, em parceria com o Sebrae, e montaram uma miniempresa com o foco no mercado sustentável.
O programa intitulado miniempresa reúne ao todo 27 estudantes das turmas do 2º ano do JRL (turmas: 201, 202, 203 e 204, do período matutino), dividida em 22 “funcionários” mais a “diretoria” composta por cinco deles: presidente, Gabrielle Vitória, 15 anos, vice-presidente e presidente financeira, Ellen Camila Fernandes, 16 anos, diretor de recursos humanos, Vinícius Freitas, 16 anos, diretor de produção, Bruno Luiz Rodrigues, 16 anos, e o diretor de marketing e vendas, Heyk Sphiel, 15 anos.
A empresa que recebeu o nome de “On Light S.A” produz e vende Bio Abajures, mas até chegar ao produto desenvolvido pelos estudantes, a presidente da miniempresa, Gabrielle Vitória, explica que houve uma extensa troca de ideias, com acompanhamento de supervisores e instrutores capacitados, até nascer o embrião: aproveitar restos de madeiras – sem qualquer utilidade – desprezado por marceneiros, para criar um novo produto dentro de um conceito de iluminação sustentável e ecologicamente correto.
Ao destacar ainda a importância da iniciativa para os 27 estudantes, Gabrielle Vitória destaca que ocupar a presidência da On Light S.A exige muita responsabilidade e liderança. “Essa experiência que eu estou adquirindo irei levar por toda vida profissional”. Ela explica que o projeto além de estimular um pensamento empreendedor “une os estudantes e faz com que despertem neles um perfil de profissionais comprometidos, atentos e focados no mercado empresarial”.
Já a diretora financeira da empresa, Ellen Camila Fernandes, 16 anos, considera superdotada Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), conta que o programa miniempresa possibilitou a oportunidade de experimentar, na prática, os desafios de unir economia, negócios e ainda criar um produto com a identidade amazônica dentro do conceito de sustentabilidade.
“Nós, seres humanos, temos dois problemas gigantescos: não possuímos visão noturna e temos uma tendência inegável de degradar o meio ambiente. Pensando nisso, nós da On Light S.A, alunos da Escola Professor José Rodrigues Leite, ao entrarmos na competição promovida pela Junior Achievement, Miniempresa, idealizamos o Bio Abajur, que além de trabalharem com sobras de madeira recicláveis empregam materiais resgatados ou doados pela comunidade: lã e pedaços de TNT”, explica a estudante empreendedora.
O diretor de recursos humanos da On Light S.A, Vinícius Freitas, reforça a oportunidade de conhecer e vivenciar experiências do mundo dos negócios e ainda desenvolver habilidades na área a qual deseja ingressar no mercado de trabalho. “Eu, assim como os demais da On Light S.A, espero que esse projeto seja um divisor de águas. Penso que irá me ajudar na busca por um emprego e garantir um lugar de destaque no grande cenário profissional”.
Produção de Bio Abajures é apresentada ao comércio local
Heyk Sphiel, diretor de Marketing e vendas da On Light S.A, destaca que vencido as etapas de criação e produção, agora a equipe lança uma campanha de marketing e vendas. Com uma pequena produção de 15 Bio Abajures, eles precisam vende-los para cumprir mais uma tarefa do desafio e seguir competindo na etapa estadual para quem sabe representarem o Acre no desafio nacional.
Os Bio Abajures possuem cores variadas, no tamanho de 30cm de altura, e podem ser adquiridos pelo preço de R$ 30,00/unidade.
“Pensando em alcançar todas as classes sociais, tentamos promover um preço diferenciado e o mais acessível possível; o que acaba dificultando a disponibilidade de recursos para o marketing do nosso produto. Peço, então, em nome da On Light S.A., o auxílio da sociedade e das instituições públicas e/ou privadas para que venhamos vender essa ideia e ganhar a competição em nome da Escola Professor José Rodrigues Leite e de todas as escolas públicas acreanas”, destaca Heyk Sphiel.
A equipe de estudantes disponibiliza ainda o contato via WhatsApp para encomendas ou reservas de peças: (68) 9 9913-9338 (Ellen, diretora financeira).
Acompanhe o trabalho dos jovens empreendedores nas redes sociais
Para promover melhor o produto, os estudantes criaram a fanpage da empresa On Light S.A:https://www.facebook.com/OnLightSA/?fref=ts e demais canais: Twitter: onlightsae; Instagram: onlight.sa; Snapchat: onlight.sa; Tumblr: On Light S.A.
SUPERDOTADA – Ellen Camila Fernandes (16 anos), identificada com Altas Habilidades/Superdotação, foi encaminhada através do Instituto de Matemática Ciência e Filosofia ao Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). Ela conta que O NAAH/S, a ajudou a compreender o talento que possui e usá-lo a seu favor, já que a mesma possui facilidade, além do normal, para lidar com operações matemáticas.
SOBRE O PROGRAMA – A ideia é fabricar um produto, consciente das normas de segurança, controle de metas de produção e qualidade, dos riscos e do sucesso de um negócio e fazer com que estudantes aprendam conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. O Miniempresa é um programa acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Neste Programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um mini empresário. No Brasil, mais de 3 milhões de jovens já participaram dos programas de educação empreendedora da Junior Achievement.