Milhares de fieis participaram no final da tarde e noite deste domingo, 09, em Rio Branco, da procissão do Círio de Nazaré, uma das mais importantes festas da igreja católica.
Com velas nas mãos e cantando louvores, cristãos saíram do Calçadão da Gameleira, no 2º Distrito de Rio Branco em Caminhada pelas principais ruas e avenidas do Centro da capital até a Catedral Nossa Senhora de Nazaré, onde foi realizada uma missa em homenagem a Santa.
Em oração, o reitor da catedral Nossa Senhora de Nazaré, padre Massimo Lombardi, pediu mais solidariedade. “Senhor, reconheço os meus limites e as minhas fraquezas. Hoje te peço a tua bênção para me sentir cada vez mais unido na oração e na solidariedade com quem sofre mais do que eu. Senhor, a exemplo de Maria, que eu seja ouvinte, obediente e praticante da tua Palavra e te agradeço por tudo quanto recebi e irei receber de ti, Senhor”, intercedeu o líder religioso.
Uma romaria fluvial com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo rio Acre precedeu a caminhada pelas ruas. A santa foi levada até a Gameleira, local onde uma multidão de fieis a aguardava.
Antes de conduzir a imagem até o veículo onde fica a berlinda, o bispo Dom Joaquim Pertinez ao lado de padres auxiliares fez uma oração. Ao lado de Nossa Senhora, um auxiliar conduzia uma imagem de Jesus na cruz, enquanto os cristãos celebravam.
A berlinda com a santa foi isolada por uma corda conduzida pelos fieis, símbolo da ligação cristã com a Santa. Na caminhada, os acessos foram Interditados pela Polícia de Trânsito. Cerca de três mil pessoas participaram da procissão.