Os prefeitos eleitos pela oposição, principalmente pelo PMDB, na disputa eleitoral 2016, acreditam que a deputada federal Jéssica Sales (PMDB) foi a grande revelação da campanha eleitoral deste ano. A peemedebista virou cabo eleitoral forte na eleição municipal, participando ativamente dos eventos promovidos em municípios do Vale do Juruá e na região do Vale do Purus.
Na reta final da corrida pelas cadeiras nas prefeituras e nas câmaras municipais, Jéssica Sales esteve presente nas reuniões e comícios do prefeito reeleito de Porto Walter, Zezinho Barbary (PMDB), do prefeito eleito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PMDB), do prefeito eleito de Rodrigues Alves, Sebastião Correia (PMDB) e de Isaac Piyânko (PMDB) eleito em Marechal Thaumaturgo.
Segundo a assessoria de parlamentar, ela chegou a visitar até cinco municípios por dia durante o período eleitoral. A explicação para o esforço e dedicação em favor de aliados da oposição é pragmática, Jéssica Sales repensou a decisão de cumprir apenas este mandato para realizar o sonho de montar uma clínica e seguir carreira profissional como médica obstetra e ginecologista.
“Confesso que cheguei a ficar decepcionada com a política no início do mandato, mas refleti muito e cheguei à conclusão que preciso fazer minha parte para mudar o atual cenário e transformar a política numa poderosa ferramenta de inclusão. Quero trabalhar e cuidar melhor da população carente do interior do nosso Acre. Portanto, serei candidata à reeleição em 2018”, diz Jéssica Sales.
Outro para Jéssica repensar a decisão de abandona a política foi a possibilidade de liberar recursos para atender necessidades básicas de pequenas comunidades. “Eu me motivei continuar na política porque consegui empenhar mais de 41 milhões de reais em apenas 1 ano e 7 meses de mandato, entre emendas e recursos extraorçamentários e que eu sei o quanto vai ajudar as pessoas mais carentes a receber um atendimento básico de qualidade”.
Apesar de disputar a eleição como franco favorito em Porto Walter, o prefeito Zezinho Barbary reconhece a parceria de Jéssica Sales. “Esta menina foi incansável nas agendas de campanha em Porto Walter. Com a mesma atenção, ela atende a todos que a procuram. Posso afirmar sem medo de errar que Jéssica se consolidou como uma liderança política incontestável”, afirma Barbary.
A opinião de Barbary é compartilhada pelo prefeito eleito de Rodrigues Alves, Sebastião Correia. “A deputada Jéssica Sales nunca reusou um convite para nossos eventos de campanha. Ela percorreu todas as localidade de Rodrigues Alves, levando nossas propostas aos eleitores e falando da importância de promover a alternância de poder que era necessária”, diz Correia.
O prefeito eleito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (PMDB) disse que “Jéssica Sales fez um dos discurso mais bonitos e empolgantes em Sena Madureira. Ela emocionou as pessoas presentes. Me ajudou demais. O povo votou em mim por acreditar que ela vai apoiar nossas iniciativas em nível federal. Só tenho que agradecer o apoio e as palavras amigas que sempre ouvi da deputada”.
Mesmo contando com as bênçãos de Vagner Sales, o prefeito eleito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PMDB), destaca que “a disposição da deputada Jéssica Sales, em conversar com as pessoas e demonstrar que podemos cuidar de nosso município com competência e zelo foi um fator preponderante. A liderança que ele exerce é uma grata surpresa para a política do interior do Acre”.
No município de Manoel Urbano, o prefeito eleito Tanizo Sá, vai além e diz que sua conquista aconteceu graças ao esforço de Jéssica Sales. “A campanha foi dura. Nós contamos com o apoio de nossa deputada que deu a maior contribuição entre os líderes partidários de nosso partido. Nem as péssimas condições da BR-364 impediram que ela levantasse nossa bandeira no município”, ressalta Sá.