Marcus Alexandre Médici Aguiar Viana, 39 anos, candidato do PT à reeleição à prefeitura de Rio Branco, é natural de Ribeirão Preto (SP). É casado com a Engenheira Civil Gicélia Viana da Silva Melo Aguiar, tem três filhos, Ian, Caio e Alexandre Gael.
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de São Paulo, veio para o Acre em 1999, para trabalhar como chefe do Departamento de Planos, Programas, Projetos e Captação de Recursos, da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação, Rio Branco – Acre. Ainda na Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável – SEPLANDS ocupou de 2003 a 2006 o cargo de secretário adjunto da pasta.
Marcus também foi coordenador do Projeto PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; Coordenou ainda a Unidade Executora do Contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento BID e foi Diretor Geral do DERACRE – Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre de 2007 a 2012, último cargo que exerceu no governo do Estado na primeira gestão de Sebastião Viana antes de ser eleito prefeito de Rio Branco em 2012, com 50,77% dos votos válidos (90.557 votos).
Hobby e curiosidade do candidato
O senhor torce para qual time?
São Paulo.
Estilo de música?
Sertaneja.
Poderia citar algum cantor?
Jorge e Mateus.
Uma música?
Logo eu, de Jorge e Mateus.
Prato preferido?
Macarrão com queijo, da minha esposa Gicélia.
Tem algum hobby? Pratica algum esporte? Qual?
Meu hobby é jogar bola. O esporte que pratico é o futebol.
Filme preferido?
Evereste
Livro preferido?
Estou lendo Uma Vida com Propósitos – você não está aqui por acaso, de Rick Warren.
Tem religião? Qual?
Sim. Sou evangélico.
Tem predileção por alguma cor?
Gosto muito da cor amarela.
Um ídolo?
Meu pai e minha mãe, pelo exemplo de honra e caráter e meu avô Alfredo Alexandre, que era engenheiro e me incentivou a seguir na profissão