Categories: Acre Destaque 5 Notícias

Decisão sobre semiaberto de Hildebrando Pascoal deve ser conhecido em 13 dias, informa TJAC

Published by
Sandra Assunção

Em contato com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), a reportagem do ac24horas foi informada que o resultado laudo médico (exame criminológico) requerido pelo Ministério Público do Acre (MPE/AC), que tenta barrar a concessão do benefício de regime semiaberto ao apenado Hildebrando Pascoal, chegou àquela Corte.


A assessoria ressaltou que, embora o exame tenha chegado a Vara de Execuções Penais, faz necessário cumprir duas etapas: o direito a ampla defesa e a apreciação dos laudos médicos ao MPE e a defesa do apenado para que, ambos, se manifestem.


Segundo informações repassadas pelo judiciário, mediante o resultado do exame, mantido sob sigilo, o MPE solicitou que fosse respondido, por parte do profissional em Ortopedia, algumas indagações acerca do quadro clinico do paciente e o resultado do referido laudo médico. A juíza, Luana Campos, intimou o médico para que responda os questionamentos e, atualmente, aguarda a chegada do segundo laudo para, então, dar vista ao processo.


A assessoria destaca ainda que as partes, MPE e Médico intimado, têm um prazo de 13 dias para se manifestarem, a contar desta quinta-feira, 29. Portanto, o prazo final encerra na sexta-feira, 14 de outubro. Transcorrido o prazo, a magistrada Luana Campos deverá analisar as informações contidas e, assim, proferir a sentença.


ENTENDA O CASO: Desde o início do mês de agosto, a defesa do apenado Hildebrando Pascoal aguarda a decisão da justiça acerca do resultado do exame criminológico, que será apreciado pela juíza da Vara de Execuções Penais, Luana Campos. O MPE requereu o exame alegando que o preso ainda representa risco à sociedade. A argumentação se baseia em cartas ameaçadoras supostamente escritas, de dentro do presídio, pelo ex-coronel condenado por chefiar o “Esquadrão da Morte”, no Acre.


A decisão da magistrada estava prevista para ser proferida até o fim do mês de agosto, mas devido a atrasos na entrega dos laudos médicos, o processo deve se estender por tempo indeterminado, uma vez que a juíza necessita da perícia para fundamentar sua decisão.


RELEMBRE: No ano passado, Hildebrando Pascoal teve o benefício concedido, mas foi impedido poucas horas antes de sair do presídio, após o desembargador Roberto Barros, do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), deferir o pedido de liminar requerido pelo MPE, que alegava a necessidade do referido exame criminológico. A decisão do desembargador derrubou a ordem da juíza da Vara de Execuções Penais, Luana Campos, que autorizava a liberação Hildebrando. Ela havia dado 24 horas para que o ex-coronel fosse liberado do presídio.


Em regime fechado desde o dia 22 de setembro de 1999, Hildebrando Pascoal foi condenado por chefiar o “Esquadrão da Morte”, um grupo de extermínio que atuou no Acre na década de 1990 e ganhou repercussão internacional devido ao assassinato com requintes de crueldade, que ficou conhecido como “Crime da Motosserra”.


Share
Published by
Sandra Assunção

Recent Posts

André Vale participa da entrega de equipamentos agrícolas, sacolões e kits dormitórios no Rio Liberdade

O deputado estadual André Vale (Podemos) participou, no sábado (4), a convite do prefeito de…

05/05/2024

Polícia Militar promove 1ª Corrida BPTran pelo Maio Amarelo

A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran),…

05/05/2024

Lula garante verba para reconstrução de estradas no Rio Grande do Sul

A reconstrução das rodovias destruídas pelas enchentes no Rio Grande do Sul terá apoio do…

05/05/2024

Morre Bernard Hill, ator de “Senhor dos Anéis” e “Titanic”

Morreu na manhã deste domingo (05) o ator Bernard Hill, aos 79 anos, conhecido pelas…

05/05/2024

Sistema de emissão de nota do RS usado no Acre não será afetado na cheia

A crise enfrentada pela população do Rio Grande do Sul, onde os temporais já deixaram…

05/05/2024

Vítima de sequestro no Acre disse ser primo de chefe de facção para escapar da morte

O homem de nome Júlio, levado na última sexta-feira, 3, como refém em uma ação…

05/05/2024