A crise econômica pela qual passa o Brasil continua balançando a vida dos brasileiros. Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que sete em cada dez consumidores estão com os empréstimos contraídos com parcelas em atraso. A pesquisa foi feita nas 27 capitais do país.
De acordo com o levantamento, divulgado nesta terça, 27, 76,1% (7 em cada 10 consumidores) entrevistados que contrataram algum empréstimo estão inadimplentes porque não pagaram as parcelas em dia. As compras feitas no cartão de loja aparecem logo em seguida, deixando 73,1% dos seus usuários com o nome no cadastro de devedores.
Os percentuais se mantiveram estáveis na comparação com o ano passado (74,5% para empréstimos e 74,6% para cartões de loja), mas apresentaram alta na comparação com 2014, quando a crise econômica ainda não havia atingido o seu auge, informou o SPC Brasil.
A pesquisa ouviu 602 consumidores inadimplentes, acima de 18 anos e de todas as classes sociais em 27 capitais brasileiras. A margem de erro é de 4 pontos percentuais com margem de confiança a 95%.