Menu

Pesquisar
Close this search box.

As relações perigosas dos irmãos Viana e o mistério do ‘menino da floresta’

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

jorgito_01Bom dia! Boa tarde! Boa noite!


A pergunta que não quer calar: quem é o “menino da floresta” que recebeu propina milionária da Odebrecht? A imprensa nacional suspeita que seja o senador Jorge Viana (PT) e justifica que Marcio Antônio Marucci, conduzido de maneira coercitiva para depor na Polícia Federal, é um ex-assessor do Senado ligado ao parlamentar do Acre, com possível relação com propina negociada pelo ex-ministro da Fazenda e Casa Civil Antonio Palocci, com a empreiteira Odebrecht. Palocci, por sua vez, um velho amigo do ex-senador e atual govenador do Acre, Sebastião Viana (PT), que enfrentaram, juntos, a acusação da quebra de sigilo bancário do caseiro que denunciou ligações de Palocci com lobistas.


Após ser deflagrada a Operação Omertà, nome da 35ª fase da Operação Lava Jato, a curiosidade tomou conta dos acreanos. Na planilha da propina, aparece uma generosa doação de R$ 2 milhões destinada a “o menino da floresta”, possível codinome do político que recebeu os recursos do Departamento de Operações Estruturadas da Odebrecht, tratado pelos investigadores como o “departamento da propinas”. O senador do Acre é engenheiro florestal. A Lava Jato rastreou entregas de valores no endereço de Marucci. Em março de 2015, o alvo foi nomeado assessor parlamentar na primeira vice-presidência do Senado, cargo ocupado por Jorge Viana. Ele foi exonerado do cargo em junho deste ano.

Anúncios


O deputado federal Major Rocha (PSDB) foi um dos primeiros políticos de oposição a questionar o suposto envolvimento de JV com o esquema de propinas da Odebrecht. O tucano gravou um vídeo na Praça Povos da Floresta, ao lado da estátua do seringueiro Chico Mendes, no centro de Rio Branco. Rocha destaca que até hoje o pagamento de alguns milhões de reais, durante o governo de Viana, para empresa ASA, de propriedade de Marcos Valério, envolvido no Mensalão, nunca foi esclarecido. Ele ironiza a questão e diz que não vai deixar que a estátua do menino que segura a mão de Chico Mendes, seja apresentado pelo PT como “o menino da floresta” que recebeu a propina da Odebrecht.


Será que a Lava Jato chegou ao Acre? Será que o cipó de Jorge Viana, vai quebrar igual ao cipó de George o Rei da Floresta, da ficção? Cuidado com a árvore. Vamos acabar com as desconfianças. Afinal, Jorge não é ‘o menino da floresta’, mas o rei da floresta.


Candidata fugiu do debate
apoio_01A cacicada petista ficou revoltada com Wilsilene Siqueira (PP), candidata à prefeitura de Mâncio Lima. Os petistas estavam ansiosos pela participação da afilhada de Gladson Cameli (PP) numa sabatina promovida por uma emissora de rádio do município, mas ela deu um bolo na galera. De acordo com o sorteio, Wilsilene responderia as perguntas na segunda-feira (26). Na quarta-feira (28) seria a vez do candidato da Frente Popular, Isaac Lima (PT). A desculpa da candidata foi que estaria doente, mas as lideranças petistas informaram que ela foi flagrada fazendo campanha e pedindo votos nas ruas da cidade. Tudo indica que a candidata preferiu se esquivar das perguntas sobre suas propostas.


Revolta na oposição


vira_01


 


Alguns membros de partidos que integram o bloco de oposição continuam revoltados com a indicação
de Taumaturgo Lima (PT) para ocupar o cargo de superintendente do Ministério do Trabalho no Acre. Eles afirmam que um oposicionista deveria ocupar o cargo de confiança no governo Temer. A gota d’água foi a participação de Taumaturgo na campanha do PT no interior do Estado. Além de pedir votos para os candidatos da Frente Popular, Lima baixou o malho nos partidos de oposição sem dó nem piedade. Outro cargo bastante questionado é do representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Oposicionistas dizem “o homi é vianista que dói”.


A jovem graúna


maria_01
Meus três leitores, vocês conhecem Maria Eugênia? Ela é a sensação da campanha eleitoral deste ano. A mais jovem candidata que disputa uma das cadeiras na Câmara de Vereadores de Rio Branco. Posso dizer que ela é a “Gauninha”, filha da Graúna Valdete Souza. Em busca de alguns votinhos, ela vem protagonizando alguns episódios inusitados, como foi o pequeno acidente que sofreu quando resolveu desfilar de bicicleta para conquistar a simpatia de outros jovens na periferia da capital. Ela sofreu pequenas escoriações pelo corpo e machucou o nariz. Mesmo assim, ela gravou normalmente o horário eleitoral, usando um curativo no nariz, mas como a mesma animação que virou sua marca registrada durante a campanha.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido