Menu

Em Porto Walter a disputa é através de plebiscito entre Zezinho Barbary [PMDB] e Marcos Tavares [PT]

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Assim como a BR 364, o sonho de integração entre Porto Walter e Cruzeiro do Sul é a principal bandeira de campanha a cada dois anos. Mas nada de concreto, a não ser alguns quilômetros abertos no meio da floresta amazônica, saiu do papel.


pv_abre_700

Publicidade

Sem acesso por terra e com a maioria das ruas sem asfalto, a pequena cidade de Porto Walter, no interior do Acre, tem uma das menores frotas de veículos do Brasil, antes de ser município era formado pelos seringais: Tavares de Lira, Humaitá e Cruzeiro do Vale, congregando grande número de brasileiros, (na maioria nordestinos), até mesmo estrangeiros, em busca de riquezas trazidas pela borracha.


Para administrar a isolada cidade, dois candidatos disputam a eleição neste ano: o atual prefeito Zezinho Barbary, pelo PMDB e o petista Marcos Tavares de Almeida. Marcos foi o único a se aventurar entrar na disputa contra Barbary que teve dificuldades para encontrar um adversário.


José Estephan Barbary Filho, o Zezinho Barbary foi eleito em 2012 como prefeito. Fez uma gestão sem escândalos. Mostrado pelos adversários como “ignorante”, um “mal-educado” e “grosseiro” no trato com as pessoas, fechou o ano de 2015 com algo inédito: além do mês de dezembro e 13º salário dos servidores em geral, os fornecedores, pagou o 14º salário aos professores do quadro e até aos provisórios.


pv_cand_398A gestão bem avaliada do atual prefeito também garantirá durante a campanha a presença de todos os partidos de oposição ao PT no seu palanque, além do PMDB, PP, PDT, PR, PSDC,PSD e PSDB formam a coligação “o trabalho não pode parar”. Ele conta com o apoio do prefeito Vagner Sales que coordena o PMDB no Juruá e dos senadores Sérgio Petecão (PSD-AC) e Gladson Cameli (PP-AC). Natural de Porto Walter, aos 52 anos, ensino fundamental incompleto, tem patrimônio avaliado em meio milhão de reais.


Marcos Tavares de Almeida é o candidato com a benção do Palácio Rio Branco. Aos 39 anos, é natural de Cruzeiro do Sul, servidor público e solteiro. Pela Frente Popular do município ele reuniu o PCdoB, PROS, PSB e PT, este último o seu partido. Marcos Tavares declarou seus bens totalizando R$ 285.000.00. O Candidato não informou quais são suas propostas para a candidatura da eleição de 2016. Está informação poderá ser atualizada até alguns dias antes da eleição deste ano.


Desafios


Os primeiros habitantes a residirem no município foram os índios das nações: Arara, Náuas, Amoaças, Kampas, Kulinas e Catianos, que até hoje se encontram na região. No final do século XIX começou a chegar o homem branco, vindo principalmente do nordeste atraído pela extração do látex da seringueira, principal produto econômico da região.


Em 1910, aportou ao município um batelão de grande porte, comandado pelo Coronel Absolon de Souza Moreira, que fixou residência na parte mais alta da terra firme. Foi ele que iniciou o desbravamento desta região. Em seqüência apropriou-se de grande soma de hectares de terras que dividiu com os amigos que chegaram posteriormente. Porto Walter tem esse nome em homenagem ao antigo morador Walter de Carvalho.


Com uma população estimada em pouco mais de 13 mil habitantes, o município de Porto Walter enfrenta sérios problemas de abastecimento devido às dificuldades de acesso à cidade de Cruzeiro do Sul de onde recebe grande parte dos produtos industrializados que são importados de outras regiões. Principalmente no período de verão, quando não é possível a navegação de embarcações de porte médio, a chegada de mercadorias se torna dispendiosa e com isso o custo de vida passa a ser um dos mais altos do país.


Com a finalidade de favorecer não apenas o setor comercial, como também todos os moradores do município que precisam tratar de negócios em Cruzeiro do Sul, o prefeito Neuzari Pinheiro começou a abertura da estrada que liga as duas cidades. O trecho entre as tem uma extensão de 125 quilometros. Entretanto, maior parte já está construída, sendo que, 45 quilometros que ligam Cruzeiro a Rodrigues Alves já estão asfaltados e já existem mais 35 quilometros de ramal, de Rodrigues Alves até a comunidade da Foz do Paraná dos Mouras. Sendo assim, faltam apenas 50 quilemtros para a conclusão da estrada que vai fazer a integração entre os três municípios.

Publicidade

pv_cidad_900


Festival do Milho – Promovido em parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae) e a prefeitura de Porto Walter, todo mês de setembro é realizado o Festival do Milho. A festividade conta com uma vasta programação cultural, produtiva e empreendedora, e tem como foco central o fortalecimento da economia regional e potencialização comercial do milho – produto característico do município.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido