A pesquisa da Delta Agência de Pesquisa encomendada pela TV Gazeta (Rede Record local) e divulgada nesta quinta-feira, 22, informa a preferência do eleitor em Rio Branco, onde o petista Marcus Alexandre Viana e a peemedebista Eliane Sinhasique dividem a ponta.
O candidato à reeleição pelo PT aparece em primeiro colocado tanto na pesquisa induzida, quando são citados os nomes dos candidatos, como na espontânea, que é quando o pesquisador sem citar o nome do candidato pergunta em quem o eleitor entrevistado votaria.
Na pesquisa espontânea, Marcus Alexandre Viana aparece com 45,2%; Eliane Sinhasique tem 23,4%; Raimundo Vaz (PR) vem em terceiro com 1,6%; e Carlos Gomes (Rede) 0,7%. Brancos e nulos 4,9% e não sabe ou não respondeu 24,2%.
Já na pesquisa induzida, citando os nomes dos quatro candidatos, Marcus Alexandre Viana pontua 49,9%; Eliane Sinhasique tem 29%; Raimundo Vaz 2,7% e Carlos Gomes 1,4%. Nesse quesito, brancos e nulos são 4,7% e não sabe ou não respondeu 12,3%.
No item rejeição Eliane lidera com 19%. O candidato do PT, Marcus Alexandre Viana, aparece em segundo no quesito com 18% de rejeição. Raimundo Vaz tem15%. Já 14% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum em Carlos Gomes da Rede. 34% não souberam ou não responderam.
Do total de entrevistados, 67% afirmaram que já escolheram seu candidato a prefeito; 21% não descartaram a possibilidade de mudar o voto e 12% não responderam ou não souberam.
Na pesquisa Delta foram entrevistadas 900 pessoas entre os dias 17 e 21 de setembro. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE sob o registro TRE AC-02447/2016.
Guerra dos números: Delta e Ibope divergem
Os números da Agência Delta divergem e muito da pesquisa Ibope divulgada na semana passada pela Rede Amazônica.
Segundo o Ibope, o candidato à reeleição à prefeitura de Rio Branco pelo PT, Marcus Alexandre Viana, tem 62%, contra 27% da segunda colocada, a peemedebista Eliane Sinhasique (PMDB). Raimundo Vaz (PR) aparece com 3%, Carlos Gomes (Rede) tem 2%. Brancos e nulos somam 4%, não sabe ou não respondeu 2%.
Outro dado de divergência enorme entre os dois institutos pode ser constatado no item rejeição.
Em agosto passado, o Ibope, em sua primeira pesquisa, informou que o candidato da Rede, Carlos Gomes, teria 52% de rejeição, seguido de Raimundo Vaz com 45%, Eliane Sinhasique com 26% e Marcus Alexandre Viana com 20% de rejeição.
Na pesquisa Delta, porém, esses números se invertem e quem aparece em primeiro é a candidata do PMDB, Eliane Sinhasique com 19%. Depois vem o candidato do PT, com 18% de rejeição, seguido por Raimundo Vaz que tem 15% e Carlos Gomes que em agosto, segundo o Ibope, disparava com 52% no item rejeição, aparece na pesquisa Delta como 14%.
Os mais jovens podem até questionar a importância desse político que se tornou o mais…
A apresentadora Ana Paula Minerato decidiu desativar sua conta no Instagram nesta quarta (27) após…
A vereadora Elzinha Mendonça (PP) apresentou nesta quarta-feira (27) um projeto de lei que sugere…
Depois de fazer agenda em Feijó e Tarauacá, o governador Gladson Cameli entregou equipamentos agrícolas…
Fernando Presto sugeriu fazer um boneco de vudu de Sacha Bali durante uma atividade em…
O senador Alan Rick (União Brasil-AC) tem atuado na defesa dos brasileiros estudantes de medicina…