Menu

Ministério determina que o Sinteac exclua professores de seu quadro de sindicalizados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

cccc

Em cumprimento a uma decisão judicial da 17ª Vara do Trabalho em Brasília, o Ministério do Trabalho e Emprego deferiu o registro do Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Acre (Sinproacre). Pela decisão, a entidade passa a representar de fato e de direito a categoria dos professores ativos efetivos e temporários inativos do Estado e Municípios do Acre, nos regimes celetistas e estatutários.

Anúncio

Atualmente, o sindicato possui cerca de quatro mil filiados. Na manhã desta terça-feira, 20, a presidente do Sinproacre, professora Alcilene Gurgel, comemorou a obtenção da carta sindical.

“Na verdade só nos faltava mesmo esse registro, mas o sindicato em si ele é sindicato quando ele tem um estatuto, registro no cartório, tudo legalizado, e nós já tínhamos isso. Só nós faltava o registro sindical. Nós já tínhamos dado entrada no processo no Ministério do Trabalho, que nos concedeu o registro por entender que somos os legítimos representantes dos professores do Estado do Acre”, disse.

Por outro lado, a mesma portaria que divulga o registro do Sinproacre obriga o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac) a excluir de seu quadro de filiações todos os professores ativos e inativos. A entidade terá ainda que apresentar num prazo de 60 dias seu estatuto social contendo a exclusão sob pena de suspensão do registro sindical.

A presidente do Sinteac, professora Rosana Nascimento, reagiu e disse que a entidade recorreu contra a decisão do MTE, que é inconstitucional.

“O Sinteac tem mais de 52 anos de sindicato, mais de 30 anos de serviço. A própria CLT já garante que só pode ser um sindicato da mesma base. Quem tem o direito é o sindicato de base mais antigo, que é o Sinteac. Nós ingressamos com um pedido que ainda não foi julgado. E também vamos recorrer dessa decisão que é inconstitucional. No nosso estatuto já prevê quem é a nossa base”, diz Rosana

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.