Menu

Ibope: Marcus Viana afasta empolgação e Eliane Sinhasique não vê credibilidade na pesquisa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os quatro candidatos à prefeitura de Rio Branco comentaram neste sábado, 17, a pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta-feira, 16, pela TV Acre.


Primeiro colocado com 62%, Marcus Alexandre Viana, do PT, disse que recebe o resultado com humildade e responsabilidade. O petista falou em continuar sua campanha falando de propostas.

Publicidade

“Eu recebo essa pesquisa com muita alegria e com muita humildade. Essa é uma campanha dura, difícil, que a gente pode falar sobre nossas propostas. E a gente quer fazer uma campanha sem críticas, sem entrar em provocações. Eu recebo a pesquisa com muita responsabilidade sabendo que nós estamos ainda a duas semanas das eleições e que não tem nada ganho.”


Eliane Sinhasique, do PMDB, segunda colocada com 27%, não acredita nos números. Para ela, a pesquisa Ibope não tem credibilidade. “A grande pesquisa que nós vamos realizar e a pesquisa verdadeira é no dia 02 de outubro. Eu não posso dar crédito a uma pesquisa registrada no TRE, que seria realizada do dia 10 ao dia 16, e na realidade apresentaram dados do dia 11 ao dia 14 de setembro. A fraude dessa pesquisa já tá aí.”


Raimundo Vaz, do PR, não foi encontrado para comentar a pesquisa. Segundo sua assessoria ele cumpre agenda na região da Transcreana, zona rural de Rio Branco. Seu vice, o tucano Francineudo Costa, discorda dos números. Para ele, Vaz não possui somente 3% como informa a pesquisa.


“Desvirtua totalmente da realidade. Essa história de que Marcus Alexandre tá com 62% é pura enganação pra iludir o eleitor. A gente não aceita o resultado dessa pesquisa e não também não se desanima em nenhum momento. A nossa aceitação é infinitamente maior que isso.”


Último na pesquisa, Carlos Gomes, da Rede Sustentabilidade, que pontuou 2%, um a mais que a anterior, “acredita que no dia 02 de outubro essa porcentagem será bem maior, até porque Marina tá vindo na semana que vem, no dia 25, e a gente não tem dúvidas de que a população clama por uma mudança”, afirmou.


Na primeira pesquisa, divulgada no mês de agosto, Marcus Alexandre Viana aparecia com 57% e Eliane com 28%.  Os atuais números, divulgados nesta sexta-feira, mostram que o petista obteve um crescimento de 5%, enquanto Eliane caiu 1%. Vaz aparecia com 4% e Carlos Gomes tinha 1%. Agora, Vaz pontua 3% e o candidato da Rede tem 2%.


Em simulação de 2º Turno, o candidato do PT, Marcus Alexandre Viana, venceria com 65%, Eliane teria 29%. Brancos e nulos somariam 3% e não sabem o não opinaram somam 3%.


O lbope ouviu 602 pessoas entre 11 e 14 de setembro. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número de identificação 0758/2016.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido