Categories: Blog do Crica Notícias Política

Político qualquer um pode ser. Mas com grandeza política são poucos

Published by
Luciano Tavares, da redação ac24horas

Político qualquer um pode ser. Mas com grandeza política são poucos. O deputado Ney Amorim (PT) fugiu do redemoinho da mediocridade e externou ontem a sua solidariedade à deputada Eliane Sinhasique (PMDB) pelos ataques sofridos à sua honra de mulher e mãe. Ressaltou a indignação do prefeito Marcus Alexandre pelo fato e criticou os que usam do expediente da desmoralização na campanha política. Ney (foto) é a cara nova que a política precisa, sabendo discernir o momento de se posicionar. Foi um ato que deveria servir de exemplo para alguns porraloucas que saem como uma turba de desatinados a atacar a moral das pessoas. O deputado Ney Amorim (PT) só cresce no conceito popular. Defende o seu partido, sem o escárnio, sem o radicalismo, respeitando os adversários e indo apenas para o debate de idéias. Foi-se o tempo em que se partir para o deboche do adversário rendia votos.


Deputados foram solidários
Outros deputados da FPA como o deputado Eber Machado (PSDC) também manifestaram indignação com o episódio, mesmo sendo integrante da campanha do Marcus Alexandre.


Aloprados raivosos
Tenho boas fontes. E confiáveis. Sei da resistência que o prefeito Marcus Alexandre (PT) sofre dos aloprados do seu partido por manter uma campanha sem atacar os adversários e só falar dos seus projetos e realizações. Mas esta turma terá que se acostumar com os novos tempos.


Coca-cola choca
Que o Acre avançou na Educação, isso é verdade. Os novos dados registrados no IDEB mostram uma realidade positiva. Mas não entremos na história de exemplo ao mundo. A nossa Coca-Cola ainda está choca. O vestibular de Medicina mostra isso. A maioria dos aprovados é de fora. O que indica que precisamos melhorar ainda mais na Educação.


Lugar correto
O deputado Ghelen Diniz (PP) fez o que deve ser feito com um fato supostamente ilegal: levou o caso para o MPF, onde será apurada a sua denúncia de superfaturamento na contratação de uma empresa de Goiânia para implantar um sistema de vigilância eletrônica nas escolas.


Sistemas diferentes
O líder do governo, Daniel Zen (PT), fez o contraponto mostrando que, são contratos diferentes. O da empresa que fazia o serviço tinha um sistema mais simples e a nova contratada oferece um serviço de tecnologia mais avançada. O MPF vai tirar as dúvidas


Este é o debate
O debate político deve ser sempre no alto nível, como o travado ontem entre os deputados Ghelen Diniz (PP) e Daniel Zen (PT), sem agressões, mas em cima dos fatos, como deve ser.


Não condeno suposições
Sobre esta barbárie acontecida com um rapaz de 17 anos, o que se pode neste momento é condenar. Porque é um fato concreto. Mas, até o fechamento da coluna o que havia era a suposta participação de policiais. Não condeno suposição. Só me posiciono em fato concreto.


A inteligência cabe em qualquer lugar
Até para se fazer uma armação tem que se ter inteligência. Ou vira um fato grotesco que não engana o eleitor. Em Cruzeiro do Sul, não sei quem foi o autor da ridícula chanchada de colocar um traveco candidato a vereador na TV, insinuando um caso com o candidato Ilderlei Cordeiro (PMDB). Este tipo de burrice só prejudica a chapa da candidata a prefeita Carla Brito (PSB).


Tira votos
Como é nova na política e não deve estar acostumada com este tipo de baixaria, a candidata Carla Brito (PSB) não atentou que este tipo de coisa no seu horário eleitoral, longe de lhe ajudar só lhe prejudica e faz o adversário de vítima. A grande prejudicada é ela.


Canibalismo em senador guiomard
O natural seria que, em Senador Guiomard, o adversário dos candidatos a prefeito pelos partidos de oposição teria que ser o candidato do PT. Só que deixaram a candidatura apoiada pelo PT de lado e estão promovendo um banquete de canibalismo. É falta de inteligência.


Perdendo tempo
O deputado Jonas Lima (PT) perde tempo em trazer para a tribuna da Aleac o debate sobre a eleição para a prefeitura de Mâncio Lima. Seu irmão e candidato a prefeito Isac Lima (PT) ser atacado é da política, é da campanha, só se ataca o candidato com real chance de ganhar.


Os amigos vão sumir
A primeira pessoa a ser procurada pelos cardeais da FPA, quando chegavam em Sena Madureira, sempre foi o Nilson Areal. Seja como prefeito ou ex-prefeito. Preso, ele vai sentir que não existia sinceridade nesta relação, a não ser o interesse político. Os “amigos” sumirão.


Não me regozijo
Vejo com certa tristeza gente que o ex-prefeito Nilson Areal, ajudou comemorando a sua prisão. Não consigo me regozijar com a desgraça alheia, isso não enobrece o espírito.


Neto padeirinho
O ex-prefeito Padeiro começou a sua desgraça política quando deixou o PMDB e foi para a FPA, com a promessa de que seria o candidato único da coligação. O PT não cumpriu. Vetado pela justiça eleitoral, Padeiro tenta chegar de novo à prefeitura do Bujari via seu filho Neto.


Mais votado
Pelo volume da sua campanha não causará nenhuma surpresa se João Paulo (PSDB), filho do ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) disparar para vereador de Rio Branco. O casal Márcio e Márcia, conhecem tudo de campanha e sabem aonde buscar os votos.


Apostando na recuperação
O ex-deputado Gilberto Diniz me ligou ontem para dizer que, o seu candidato, o prefeito Mano Rufino (PSB) será reeleito em Sena Madureira. Acha que nesta reta final Mano vai recuperar a popularidade perdida ao longo do mandato. Quem não fez a imagem até aqui, difícil melhorar.


Prefeitos apavorados
Pelo que sei o que respondem na justiça, pelos menos cinco dos atuais prefeitos do interior devem estar temerosos, mal dormindo, com esta prisão do ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal.


Falo do que conheço
Falo do que conheço. A jornalista Andréia Forneck está dando um banho nos concorrentes na batalha da divulgação na rede social. Coloca tudo no ar em tempo real à medida que os fatos estão acontecendo na campanha do prefeito Marcus Alexandre. Tem que se reconhecer.


O “Barão” está com tudo
Encontro com um amigo da cúpula do PSB, que vai logo me dizendo: “quero apostar uma garrafa de wisky como vamos eleger o Barão (Evandro Rosas) vereador. Vamos ganhar do Artêmio e do Roger”. Não aposto em política. Isso mostra que a cúpula do PSB joga duro.


Procure do seu lado
O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) reclamou ontem na tribuna na Aleac de uma “campanha suja” contra a candidatura do seu irmão Railson a vereador de Rio Branco. Se olhar com calma vai descobrir que os sabotadores estão dentro da sua coligação. Não procure fora.


Uma disputa imprevisível
O deputado Manoel Moraes (PSB) está convicto de que o candidato Bira Vasconcelos (PT) se elege prefeito de Xapuri. O deputado Antonio Pedro (DEM) comemora seu filho  Ailson Mendonça (DEM) “liderar” as pesquisas. A única coisa de concreto é que a eleição vai chegando na reta final embolada.


Era o melhor nome
O ex-prefeito Francimar ganharia a eleição para prefeito de Feijó. Não pode ser candidato. Do seu filho, o prefeito Merla Albuquerque (PT), não se pode dizer o mesmo. O candidato do PP, Kiefe, nestes últimos dias de campanha, deu uma disparada. Ouvi de um petista.


Clima pesado
É em Sena Madureira onde o clima eleitoral está mais pesado, com troca de agressões pessoais entre os apoiadores do Mazinho Serafim (PMDB) e da Toinha Vieira (PSDB). Parece que estão numa guerra de vida ou morte. Bobagem. A eleição acaba e a vida continua.


Raimundo Fernandes
Conseguiu juntar o apoio da chamada “velha guarda” do PMDB para vereador de Rio Branco. E de alguns como o deputado Chagas Romão (PMDB), com sólida base eleitoral. A ex-governadora Iolanda Lima é outra envolvida na sua campanha. Não tirem o Fernandes do jogo.


“Vou ganhar da filha da bispa”
Outro jornalista na disputa, Evandro Cordeiro (PSC), é só otimismo com o apoio do Missionário José da “Casa da Benção”. Cordeiro faz até uma previsão: “vou ganhar da filha da Bispa”. Ele refere-se à candidata Gabriela Câmara (PTC), filha da ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR).


Uma luz no fim do túnel
Começa a tramitar no Senado da República dois pontos importantes para a Reforma Política: o fim das coligações proporcionais e a criação de uma cláusula de barreira, a vigorar a partir de 2020. Parece que até que enfim os grandes partidos se tocaram que não pode mais continuar a farra imoral de quase todo mês surgir um novo partido, para na eleição servir de sigla de aluguel. O que se vê da forma mais escandalosa possível é a negociata entre dirigentes de partidos nanicos e quem se encontra no poder. Ou se acaba com isso ou não se moraliza a política.


Share
Published by
Luciano Tavares, da redação ac24horas

Recent Posts

Colisão entre carro e moto deixa jovem gravemente ferido

Uma colisão entre um carro modelo Fiat Siena e uma motocicleta deixou o jovem Guilherme…

26/04/2024

Pescador é encontrado morto na Baixada da Sobral, em Rio Branco

O pescador José Napiame de Souza, de 65 anos, foi encontrado morto no final da…

26/04/2024

Cameli oferece secretaria para Velloso para Rueda largar Bocalom e apoiar Alysson

O governador Gladson Cameli ofereceu publicamente uma secretaria para o deputado federal Eduardo Velloso (UB)…

26/04/2024

Zequinha entrega 11,5 mil kits de material escolar a alunos de Cruzeiro do Sul

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima iniciou na manhã desta sexta-feira, 26, a…

26/04/2024

Governador determina recolhimento de máquinas doadas as prefeituras

Durante a solenidade de entrega de casas no loteamento Jequitibá, no bairro Portal Amazonia, em…

26/04/2024

Ameaça de invasão fez governo entregar casas às pressas e parte delas estavam sem energia

Parte das 19 casas que foram entregues pelo governador Gladson Cameli na tarde desta sexta-feira,…

26/04/2024