Um total de cinco pacientes que estão na fila de espera da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos no Acre (CNCDO/AC) devem receber novos órgãos no Acre. Isso será possível graças à família de um jovem de 21 anos que morreu após sofrer traumatismo craniano. O caso foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Acre.
Como destacou a pasta, foram doados duas córneas, dois rins e um fígado. As córneas foram enviadas a Brasília, onde passam por avaliação. Já os demais órgãos devem ser transplantados em pacientes compatíveis que aguardam na fila estadual.
De acordo com a coordenadora da Central de Transplantes do HC, Regiane Ferrari, os procedimentos de acolhimento da família foram realizados logo após a notificação da morte encefálica. “É muito importante o ‘sim’ da família, pois dependemos da conscientização da população para realizar esse trabalho de salvar vidas”, disse.
Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito – basta informar à família o seu desejo. A doação só se efetiva após a autorização familiar documentada. Podem ser doados rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e tecidos, córneas, pele e ossos.
Nesta terça-feira, 26, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado votará o…
A decisão do Carrefour de suspender a comercialização de carnes provenientes do Mercosul, sob justificativa…
O professor adjunto no curso de Direito da Universidade Federal do Acre e Superintendente do…
João Vitor Leite, de 20 anos, natural de Xapuri e morador em situação de rua,…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou uma carga de 9.500 maços de cigarros contrabandeados no…
A partir de 31 de março do ano que vem Rio Branco terá voos diretos…