Menu

“Calango” , “Gastura” e “Caraka-Meu”: Candidatos do Acre apostam em nomes inusitados para as Eleições

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O período eleitoral 2016 começou e os candidatos usam as ferramentas que podem para se destacarem na luta por uma vaga nas prefeituras ou nas câmaras de vereadores. A aposta principal de alguns candidatos para a visibilidade é o nome na campanha. Não é por um acaso que candidatos deixam seus nomes oficiais de lado e partem para o apelo.


Em todo o Acre são 2.303 candidatos (prefeito, vice e vereadores). Desse total, vários optaram por nomes de urna um tanto quanto curiosos. São nomes como Calango (PCdoB-Acrelândia); Caraka-Meu (DEM-Sena Madureira); Gastura (PDT-Tarauacá); Cassia Filé (PTN-Senador Guiomard); Fumaça (PSDC-Cruzeiro do Sul); Gasolina (PT-Xapuri); Manga Larga (PMDB-Feijó) entre outros.

Publicidade

Porém, a excentricidade nos nomes dos candidatos não é exclusividade do Acre. Em todo o lugar do Brasil os candidatos escolhem por nomes inusitados. Toda eleição é assim. Neste ano, há vários. É a Mulher Vulcão, o Bilão Barbosa, Acorda Cedo, Theo Tereu Teu Teu, Feliz Show Tchê Tchê Tchê, He-Man, Tarzan, Hulk, Barbie e Chapolin.


A legislação permite que apelidos sejam usados nos nomes de urna de candidatos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) define as regras sobre isso. O nome pelo qual o candidato é mais conhecido é liberado, desde que não se estabeleça dúvida quanto a sua identidade, não atente contra o pudor e não seja ridículo ou irreverente.


Poucos são os municípios acreanos onde os candidatos não usaram da artimanha para conquistar a atenção do eleitor. Em Xapuri, por exemplo, há ainda o Chico Bacu (PP) e Josemar Tripinha (PSOL). Em Tarauacá, se destacam também o Pica Pau (PT); Zé Prego (PSOL) e Óroquinha (PTN). Em Sena Madureira os nomes também chamam a atenção como, por exemplo, Bileu (PSB); Boa Ideia (PCdoB) e Zé Bateco (PSL). Em Santa Rosa do Purus há o Pé de Chumbo (PSD). Em Rodrigues Alves há o Curinga (PT); Fofa da Nova Cintra (PMDB); Gentileza (PCdoB) e Noé (PROS).


Na capital Rio Branco as figuras carimbadas são Cabide (DEM) e Cachorrão (PHS) e China (DEM). Em Plácido de Castro há a Socorro Formiga (PMN). Em Marechal Thaumaturgo há Totota (PMDB); Papel do Breu (PSB). Em Manoel Urbano existe o O bom Samaritano (PMDB); Skina (PR). Em Jordão há a Peteca (PDT). Em Feijó há também o Cabeludo (PSDB) e o Cabeça (PT). Em Epitaciolândia existe a Madona (PSL) e o Vaca (PMDB). Em Cruzeiro do Sul, além do Fumaça há o POP (PSL).


Em Capixaba há a Boneca (PSD). Em Bujari, o Jacaré (PMDB) e o Magrinho (PSC). O Tatu (PSD) se destaca com o nome no Bujari. Em Assis Brasil há o Pilique (PCdoB). Em Acrelândia é onde se encontra os maiores nomes engraçados como Burrinho (PP); Cutiara (PP); Tiririca (PSD) e Lu da Bananinha (PSDB).


Eleições
O primeiro turno das eleições municipais de 2016, que elegerão em todo o país prefeitos e vereadores, será realizado em 2 de outubro, primeiro domingo do mês. O segundo turno, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores, está marcado para 30 de outubro, último domingo do mês.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido