Menu

Guerra dos números

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quatro dias depois de divulgada a pesquisa do Ibope, que deu ampla vantagem ao prefeito Marcus Viana (PT), eis que o Instituto Delta, a pedido do site Contilnet, mostrou um quadro bem diferente do apontado na primeira.


Segundo o Ibope, o prefeito petista, candidato à reeleição, teria 57% das intenções de voto, contra 28% de Eliane Sinhasique (PMDB), 4% de Raimundo Vaz (PR) e 1% de Carlos Gomes (Rede).

Publicidade

E de acordo com a pesquisa Delta, Marcus Viana aparece com 49%, Eliane Sinhasique 30%, Raimundo Vaz 3% e Carlos Gomes 0,66%.


É a chamada guerra dos números, que leva em consideração não apenas a intenção de voto do eleitor, mapeada nas pesquisas de rua, como também o pedido dos contratantes.


Não é de hoje que institutos de pesquisa manipulam números, dentro ou fora da margem de erro, para beneficiar determinados candidatos.


O Ibope, antes mesmo de 2014, havia errado dois terços das pesquisas eleitorais que realizou nos Estados. Para a disputa pela Presidência da República, em 2014, Dilma Rousseff, do PT, aparecia com 46% dos votos válidos, enquanto Aécio Neves (PSDB) figurava com 27% e Marina Silva (Rede), 24%.


No dia seguinte à divulgação da pesquisa, porém, os eleitores deram à presidente 41,59% dos votos válidos, enquanto Aécio Neves somou 33,55% e Marina Silva ficou com 21,32%.


O instituto haveria de errar também em outros 16 Estados, incluindo o Acre. Aqui, o atual governador Sebastião Viana (PT), figurava com 50% dos votos válidos, contra 24% de Marcio Bittar (PSDB) e 24% de Tião Bocalom (DEM). A eleição, como sabemos, foi para o segundo turno, já que o petista obteve, na primeira etapa, 49,73% dos votos válidos, contra 30,10% de Bittar, e 19,61% de Bocalom.


No segundo turno a história se repetiu: o Ibope apontava Sebastião Viana com 55% das intenções de voto, contra 45% de Marcio Bittar. Abertas as urnas, o resultado foi bem diferente, ainda que a vitória tenha sido do petista. Sebastião Viana obteve 51,29% dos votos válidos, contra 48,71% de Bittar.


Em 2012, o erro do Ibope foi mais escandaloso em levantamento feito para a prefeitura de Manaus. O tucano Arthur Virgílio aparecia tecnicamente empatado com a candidata do Planalto, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB). O instituto dava ao primeiro 34% das intenções de votos, contra 32% da comunista.


Abertas as urnas, Virgílio obteve 40,55% dos votos válidos. Já Grazziotin, 19,95%.


Mas, afinal de contas, é apenas o Ibope que erra? Não. O Datafolha, entre outros, também coleciona resultados ruins.

Publicidade

Pior que isso, porém, só mesmo o eleitor que se deixa levar pelas pesquisas na hora de escolher em quem votar.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido