O nível do rio Acre em Rio Branco permanece em 1 metro e 41 centímetros, apesar da chuva da tarde deste sábado, 03, informou o coordenador da Defesa Civil Municipal, George Santos. O rio deve continuar sofrendo com a seca até o dia 15, acrescentou.
“Teve pouca chuva localizada, e a chuva foi mais na nossa região em Rio Branco e foi rápida”, disse George,
O pesquisador meteorológico Davi Friale informou que neste sábado e no domingo as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas volumosas e generalizadas, raios, fortes ventanias e eventual queda de granizo no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, no sul e sudoeste de Goiás, na Bolívia e no Peru.
Algumas ruas ficaram alagadas. A Travessa do Hemoacre, como ocorre durante as chuvas, foi uma dessas ruas.
Chuva deve anteceder friagem
Segundo Friale, a ocorrência de chuvas deve anteceder a chegada da massa de ar polar. Mas, a temperatura só terá declínio brusco a partir da noite deste sábado, quando a temperatura, durante o dia de domingo, estará abaixo de 19ºC, porém, devido aos ventos intensos, a sensação térmica será inferior a 12ºC.
No entanto, será durante a noite de domingo para segunda-feira que a temperatura cairá para valores entre 9 e 14ºC, dependendo da cidade, no leste e sul do Acre (Rio Branco, Brasileia e Assis Brasil), no sul e oeste de Rondônia (Vilhena, Costa Marques e Guajará-Mirim), no sul e sudoeste de Mato Grosso (Cuiabá, Cáceres e todo o Pantanal) e no sul do Amazonas (Boca do Acre e Pauini).
Os ventos intensos e o ar frio vão continuar predominando, pelo menos até o amanhecer da próxima quarta-feira, dia 7 de setembro.