Menu

Acre: Imagens postadas em grupo de Whatsapp mostra criança de 3 anos fumando narguilé e revolta internautas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

galo_01-1


Um vídeo divulgado em grupos de WhatsApp tem causado revolta nos acreanos. Uma criança de 3 anos de idade aparece fumando narguilé, substância conhecido como cachimbo de água usado para fumar tabaco. A gravação, que tem 3 segundos de duração, foi feita no bairro Mocinha Magalhães e foi divulgada neste domingo, 28.

Publicidade

Em entrevista ao ac24horas, uma prima da criança, que também é dona do celular usado na filmagem, disse que na hora da gravação a criança estava com a tia de 10 anos de idade que pode ter sido a responsável pela divulgação. Questionados, os familiares disseram não saber qual mistura que a criança teria tragado.


O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe a venda e utilização do narguilé por menores de idade. O narguilé está enquadrado na lei anti-fumo, que proíbe o consumo em ambientes fechados e de uso coletivo.


“Estavam uma roda de uns amigos na frente da minha casa. Tava todo mundo lá. Eu não estava. Quando cheguei que fui ver já que tava chegando mensagem no meu celular. A mãe da criança tem 21 anos de idade”, explicou.


“Particularmente não concordo com o que aconteceu. Tanto que briguei com a tia dela que fez isso. Disse que não era pra ela ter feito isso. Fiquei muito chateada. Inicialmente todo mundo achou que era eu. Não foi”, acrescentou.


Vamos resolver em família, diz avó da criança

A avó da criança, que não quis se identificar, disse que esse caso não precisa ser divulgado e que não há a necessidade da filha dela explicar. O caso, segundo ela, deve ficar em família.


“Meu amor eu sou avó da criança. Ela falar pra nós o que aconteceu já é o suficiente. Ela tem mãe, tem pai, entendeu? Nós que vamos tomar uma atitude sobre o que aconteceu, entendeu? Explicação ela deve pra nós. Isso ta virando uma polêmica dentro de casa”, discorreu.


“O pai da neném disse que vai dar até parte dela. Quanto aos fofoqueiros de mídia isso vai ter todos os dias. Quem gravou esse vídeo e pôs em grupos, já fez errado, atrás de aparecer. Ela não tem que da explicação pra ninguém”, falou.


Ao ac24horas, o Conselho Tutelar disse não ter conhecimento do vídeo, mas o procedimento adequado seria levar a delegacia de polícia e fazer o registro de um Boletim de Ocorrência já que “o poder de investigação está com a polícia”.


O que é narguilé?

Muito utilizado na cultura árabe, indiana e turca, o narguilé é um cachimbo de água preparado com um fumo especial, feito com tabaco, melaço e frutas ou aromatizantes.


Ele funciona da seguinte maneira: o tabaco é aquecido e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma mangueira.

Publicidade

Por que o narguilé é prejudicial à saúde?

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o uso de narguilé está relacionado ao desenvolvimento de câncer de pulmão, doenças respiratórias, doença periodontal (da gengiva) e, no caso de gestantes, com o baixo peso da criança ao nascer, além de câncer de boca e bexiga, aterosclerose e doença coronariana. O alto índice de tabaco também pode levar a dependência de nicotina.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido