Menu

Já ultrapassa os 11 mil focos de calor no estado do Acre em agosto

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

 


FUMA_01Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Durante o mês de agosto já foram registrados 11.023 focos de calor em todo o estado. A média diária somente na capital, é de 50 pontos de incêndios. A situação do início de agosto é a mesma, o Acre apresenta uma das situações mais graves em toda a Amazônia.

Publicidade

Os números são do Programa de Monitoramento de Queimadas e Incêndios Florestais do Inpe, colocam em xeque as declarações do governador Sebastião Viana que declarou não ser do Acre a fumaça produzida neste período e que vem causando uma série de prejuízos à saúde, principalmente de crianças e idosos.


Segundo o coordenador de Monitoramento de Queimadas e Incêndios Florestais do Inpe, Alberto Setzer, o País está no início da temporada de queimadas, que atinge o pico em setembro. Ele alerta sobre a necessidade de intensificar a fiscalização para evitar que a população coloque fogo na vegetação nesta época do ano – a ação do homem, aliada ao tempo quente e seco, é uma das principais causas dos incêndios florestais.


Na última semana, ainda de acordo dados do INPE, foram 1553 focos. No Estado, o município de Feijó lidera o ranking de queimadas com 1.747 focos de incêndios, seguido por Rio Branco (1.337) e Tarauacá (995). Segundo o Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal do MCTIC, a seca que atinge o sudoeste da Amazônia, especialmente o Acre, deve se agravar ainda mais nos próximos meses.


A umidade relativa do ar já chegou ao nível de 20%. A previsão para setembro é que o nível do Rio Acre, atualmente com menos de 1m60 pode registrar entre 1,20 m e 1,30 m e impactar a navegação e o abastecimento de comunidades ribeirinhas. O levantamento é válido para os meses de agosto, setembro e outubro deste ano.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido