Menu

Fumaça em Rio Branco: situação deve piorar, afirma pesquisador Davi Friale

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nos últimos três dias a fumaça que vem cobrindo o Acre tem se intensificado, mas o cenário deve piorar, segundo as previsões do pesquisador em meteorologia Davi Friale.


No site O Tempo Aqui, Friale alerta para os acreanos se prepararem, pois o pior ainda está por vir. De acordo com ele, muito mais fumaça deverá chegar ao Acre, principalmente, na região de Rio Branco, pois as queimadas aumentaram e as imagens de satélite mostram uma imensa nuvem de fumaça sendo trazida para o Estado pelos ventos.

Publicidade

Assim, nesta quinta-feira (25) e nos próximos dias, os rio-branquenses deverão enfrentar a péssima qualidade do ar durante as 24 horas do dia.


O Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) aponta que grande parte dessa fumaça é oriunda do Amazonas, Rondônia e Mato Grasso. A Bolívia, nos departamentos de Beni, Santa Cruz e Pando, também tem contribuído com o cenário.


FUMACA_600


Para agravar ainda mais a situação, a umidade do ar poderá ficar mais baixo e até inferior a 20%, durante esta semana, devido ao aumento do calor diurno, o que caracteriza estado de atenção.


No entanto, a partir de sábado (27), pulsos úmidos do oceano Atlântico estarão chegando e provocando chuvas passageiras no Acre, no sul do Amazonas e em Rondônia, e, assim, retirando um pouco desta fumaça.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido