A atuação das facções criminosas em Rio Branco pautou os debates na Aleac na manhã desta quinta-feira (18). O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) fez um relato das ocorrências da noite de quarta-feira (17) e criticou as ações adotadas pelas autoridades da área de segurança comandadas pelo governo do Acre.
“Se o governo não tem competência para manter a ordem que renuncie. A população está refém dos criminosos e não vislumbramos nenhum tipo de ação por parte dos gestores da Secretaria de Segurança para trazer de volta a tranquilidade de uma população é aterrorizada pelos criminosos”, diz Gonzaga.
O tucano apresentou um requerimento convidando as polícia civil, militar, rodoviária, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Instituto de Administração Penitenciária do Acre, além de entidades representativas das para uma audiência pública para debater os problemas na segurança.
“Precisamos encontrar ferramentas para combater o avanço da criminalidade. Isso que está acontecendo é uma desmoralização para o estado. Isso não pode e não deve continua. Se não têm a capacidade para combater os criminosos, convoquem a Força Nacional e a Polícia Federal”, enfatiza Luiz Gonzaga.
Segundo o parlamentar, o Poder Legislativo tem um papel fundamental nas discussões dos problemas de segurança pública. “Esta Casa tem um papel importante para ajudar no combate à criminalidade. Precisamos unir forças para combater as ações criminosas no nosso Estado”, finaliza Luiz Gonzaga.