Categories: Acre Notícias

Especialista em segurança afirma que não houve erro em abordagem e nem na tentativa de imobilização de suspeito que atirou em PM

Por
Jairo Carioca


Imagens congeladas do vídeo que mostra a abordagem da Policia Militar no episódio que culminou com a morte do sargento PM Alexandre Aparecido, ontem, no bairro Floresta, em Rio Branco, mostra o momento em que o principal acusado pelo disparo, Kennedy Magalhães, pega a arma do coldre frontal do colete da vítima.


ac24horas ouviu um especialista em defesa pessoal e no treinamento de policiais militares nos estados do Acre e Rondônia, Marcos Mustafa, para responder a questionamentos que continuam repercutindo pelas redes sociais, sobre erros na abordagem militar.


LEIA MAIS:
Vídeo mostra momento em que policial Militar é morto em Rio Branco
Policial Militar morto durante ocorrência em Rio Branco era casado e tinha três filhos
Policial Militar é morto com tiro na cabeça ao tentar prender suspeito em Rio Branco


Analisando o vídeo que vazou pela internet, Mustafa afirmou que não houve erro na abordagem e muito menos na tentativa de imobilização de Kennedy Magalhães. “No momento em que o agente reage a uma abordagem legal, ele se torna em um elemento perigoso. Em qualquer lugar do Brasil e do mundo a reação seria a que se viu, ou seja, todos tentando imobilizar o meliante”,  explica Mustafa.


Marcos chama atenção para a reação dos militares que, mesmo fortemente armados, em momento algum utilizaram nem cassetetes, “mas simplesmente as mãos para evitar excesso na abordagem que a princípio seria simples”, acrescentou.


O vídeo mostra que o braço esquerdo de Kennedy Magalhães era o último que faltava ser imobilizado. “O meliante agiu na oportunidade que viu a arma no coldre frontal do colete, ele estende o braço esquerdo com a intenção de tomar a arma e efetuar disparos”, comenta Mustafa.


O especialista chama atenção ainda para a atitude de Kennedy que, segundo Mustafa, para evitar a resposta com fogo (tiro) por parte dos demais agentes policiais envolvidos na operação, após o disparo contra os sargento, joga a arma que cai próximo de Alexandre já atingido e agonizando ao chão. “A intenção dele estava clara desde o momento em que reagiu a um comando legal”, volta a analisar.


Segundo representantes da Associação dos Militares do Acre, o sargento atingido era um dos melhores da caserna, obtendo primeira colocação em todos os cursos que fez.


“Pessoas filmando a ação policial podem ter contribuído para a ação inesperada do meliante que se utilizou dessa situação para chamar a atenção, e ao que tudo indica preliminarmente, puxou a arma do sargento e efetuou um único disparo mortal”, disse Joelson Dias, presidente da AME.


[This post contains advanced video player, click to open the original website]


Share
Por
Jairo Carioca

Últimas Notícias

  • Destaque 3

Açude que abastece Acrelândia corre risco de seca total

A população de Acrelândia tem sido alertada pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado…

22/11/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Simone Mendes e padre Fábio de Mello cantam na final do concurso de café

A cantora Simone Mendes, considerada hoje a grande estrela da música sertaneja brasileira, e o…

22/11/2024
  • Nacional
  • Notícias

PM que atirou em aluno de Medicina é indiciado por homicídio doloso

Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…

22/11/2024
  • Entretenimento

Bocalom volta a declarar seu amor à noiva: “poesia viva”

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), utilizou novamente suas redes sociais para declarar…

22/11/2024
  • Acre
  • Notícias

Militar do exército fica em estado grave após acidente na capital

Um grave acidente ocorrido na noite dessa quinta-feira (21), no cruzamento da Travessa Cearense com…

22/11/2024
  • Televisão

Academia confirma ‘Ainda Estou Aqui’ como elegível ao Oscar

O filme Ainda Estou Aqui foi confirmado como um dos elegíveis para a categoria de…

22/11/2024