Menu

Técnico e medalhista alemão morre no Rio após acidente de táxi

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

16225637


Foi diagnosticada a morte cerebral do técnico de canoagem da delegação alemã Stefan Henze, 35, internado em estado grave no hospital municipal Miguel Couto desde a madrugada de sexta (12), quando sofreu um acidente em um táxi a caminho da Vila Olímpica.

Publicidade

Fontes médicas disseram à Folha que exames comprovaram a falência cerebral irreversível na manhã desta segunda-feira (15). Henze ainda pode apresentar alguma atividade cardíaca ou reflexos primitivos, mas o cérebro parou de funcionar.


O Comitê Olímpico da Alemanha confirmou na tarde desta terça-feira (15) a morte de Henze, que era técnico da equipe de canoagem slalom do país.


“Os nossos pensamentos estão com os familiares de Stefan Henze, que estiveram aqui e têm a oportunidade de dizer adeus”, disse Michael Vesper, chefe de missão da equipe olímpica.


O anúncio foi feito no site oficial do comitê alemão. O comunicado também informa que, a pedido da família, nenhum detalhe médico será informado. “Nós sabemos que o pensamento olímpico de Stefan continua vivo em muitas pessoas”, informou a família na nota.


Segundo a nota oficial, o treinador morreu na presença de sua família.


No dia do acidente, Henze e o auxiliar administrativo Christian Käding pegaram o táxi em um bar no início da Barra, por volta das 4h30.


Minutos depois, o veículo conduzido por Artur de Almeida Campos, 26, se chocou contra a mureta na altura do número 500 da avenida das Américas.


Käding e o motorista sofreram ferimentos leves e foram liberados. Henze, que estava sentado no banco de trás, teve traumatismo no lado direito do crânio.


Inicialmente conduzido ao hospital Lourenço Jorge, na Barra, ele foi transferido para o Miguel Couto (Leblon), que tem equipe especializada em neurocirurgia.


Submetido a uma craniectomia descompressiva, em que os médicos retiram parte da calota craniana para aliviar a pressão causada pelo edema, ele seguiu para a CTI da unidade e, desde então, vinha sendo acompanhado pelo médico da delegação alemã Bernd Wolfarth, em conjunto com a equipe da rede municipal.

Publicidade

O quadro de Henz, medalhista de prata na canoagem slalom em Atenas-04, não evoluiu bem, no entanto.


O comitê alemão pedirá ao Comitê Olímpico Internacional que deixe todas as bandeiras da Alemanha em locais olímpicos a meio mastro.


“Estamos muito tristes neste dia”, disse o presidente da DOSB (sigla em alemão para o comitê) Alfons Hörmann. “Palavras não podem descrever o sentimento da equipe olímpica após esta perda terrível.”


Sua morte foi a segunda morte de um profissional diretamente ligado aos Jogos.


Na última quinta-feira (11), o soldado da Força Nacional Hélio Vieira Andrade morreu, um dia após ter sido baleado na cabeça por traficantes da Vila do João, no Complexo da Maré.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido