O nível do Rio Acre continua a apresentar leve subida e nesta segunda-feira (15), às 6h, mediu 1,43m, em Rio Branco, de acordo com a Defesa Civil Municipal. No dia 9 de agosto o manancial registrou 1,33m. O Acre apresenta a pior seca enfrentada nos últimos 40 anos.
A preocupação dos órgãos de controle é que o manancial chegue a 1,25m, já que setembro ainda é um mês de estiagem na região. Caso o nível chegue a essa medida, novas ações deverão ser adotadas em possível agravamento do cenário da seca.
Homens do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) trabalharam na montagem e transporte de um flutuante com bomba acoplada para tentar garantir o abastecimento normal de água para a população.
Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) tiraram pneus do rio. O trecho que passou por limpeza é um dos mais afetados pela poluição e por objetos lançados no rio. Os pneus foram se acumulando ao longo dos anos e agora, com a vazante, puderam ser vistos recobertos pela lama. Foram retirados pelo menos 200 pneus o que irá melhorar a qualidade da água.
Nove cidades acreanas estão em situação de emergência (Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco e Xapuri).