Menu

Em audiência pública no bairro Areal, Iteracre debate regularização fundiária com a comunidade

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​
A regularização fundiária dos assentamentos urbanos informais ou irregulares tornou-se  um dos programas prioritários da política urbana desenvolvida pelo governo do Estado do Acre, por intermédio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre).

Para conversar com a comunidade sobre o assunto, o Iteracre deu início a uma série de audiências públicas. Na última sexta-feira, representantes do órgão estiveram no bairro Areal para explicar o processo de regularização e os benefícios do documento. O encontro contou a presença de cerca de 500 pessoas e foi realizado na escola José Chalub Leite.

Anúncio

Na capital, o programa de Regularização Fundiária abrange nove bairros e outros cinco estão sendo alcançados por meio de parceria com a Companhia de Habitação do Estado do Acre (Cohab).

Mas a expectativa, de acordo com o diretor-presidente do Iteracre, Nil Figueiredo, é que avance para os 22 municípios acreanos, beneficiando diretamente toda a população do Estado. ‘’Isso depende de Termos de Parcerias com as prefeituras. Nossa equipe de articulação já está  trabalhando nesse sentido’’, assegurou.

NIL_02
O Programa Estadual de Regularização Fundiária Urbana e Rural foi implantado em abril de 2013, por força do decreto nº 5.578, desde então, a regularização fundiária ganhou força em todo estado, afirma o diretor presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Nil Figueiredo.

O Iteracre foi responsável direto pelas arrecadações e desapropriações das áreas onde foram criadas as Florestas Estaduais do Rio Gregório, Mogno e Rio Liberdade, com mais de 357 mil hectares. São mais de meio milhão de hectares de terras regularizadas, beneficiando milhares de famílias.

Com o título da propriedade nas mãos, o morador passa a ter não apenas a segurança à posse e domínio da área que ocupa, mas também acesso ao crédito para melhoria na habitação, garantindo o direito constitucional à moradia digna e à cidadania.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.