Categories: Destaque 4 Notícias Política

Do senado: afastar um governante é ‘processo traumático’, afirma Gladson Cameli em votação

Published by
Da redação ac24horas

O senador Gladson Cameli (PP-AC) afirmou nesta terça-feira (09) que o processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff em análise no plenário do Senado Federal é “um processo traumático”. Os senadores iniciaram a discussão do parecer oferecido pela Comissão Especial do Impeachment (CEI) que recomenda a cassação da presidente por crime de responsabilidade.


“O afastamento de um governante não é motivo de orgulho para os brasileiros. O impeachment é o fechamento das cortinas de um espetáculo em que o ator principal, o presidente da República, trouxe aos espectadores mais a tragédia do que a comédia. Não podemos negar que é um processo traumático. Afinal, é o julgamento de um chefe de Estado eleito pelo povo”, analisou o parlamentar acriano.


Gladson reafirmou estar convencido dos crimes imputados à presidente afastada Dilma Rousseff. “Por acreditar em nossa Constituição, em nossa democracia, na convicção da existência de graves crimes de responsabilidade, que voto pelo prosseguimento do julgamento do afastamento definitivo da presidente da República Dilma Rousseff. Tenho o dever moral e ético de votar sim”, afirmou.


De acordo com o parecer aprovado na CEI, a abertura de créditos suplementares sem a aprovação do Congresso Nacional e as chamadas pedaladas fiscais constituem crimes de responsabilidade passíveis de afastamento da presidente da República.


“Hoje a história do Brasil está sendo escrita por uma maioria de Parlamentares que não tolera crimes contra o dinheiro do contribuinte, que não aceita a incompetência na gestão dos recursos públicos, que não acredita em um Brasil onde o Estado é meramente instrumento de pilhagem por um grupo político”, analisou.


O senador Gladson Cameli também elogiou o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) e a condução do processo pelo Senado Federal. “É importante frisar que todo o processo de investigação, do contraditório, de oitivas de testemunhas e de elaboração do relatório foi realizado com amplo respeito ao devido processo legal, ao direito de defesa e, sobretudo, dentro dos limites previstos em nossa Constituição, em nossas leis, além dos princípios basilares do Estado democrático de direito”, afirmou. Para ser aprovado, o parecer necessita dos votos favoráveis da maioria simples dos presentes.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Vídeo mostra briga entre motoristas após acidente em Rio Branco

Na madrugada de terça-feira, 28, um conflito ocorreu em um posto de combustível na Avenida…

30/05/2024

Fã tira a calcinha durante show e dá para Luan Santana, que cheira; vídeo

Um momento inusitado tomou conta do show que Luan Santana fez na madrugada desta quinta-feira,…

30/05/2024

Lucas Buda diz que assumirá paternidade de filho com prima de Binn

O ex-BBB Lucas Buda se manifestou nas redes sociais nesta quinta, 30, para afirmar que…

30/05/2024

Instituto Euvaldo Lodi promove palestra “Construindo o futuro no presente”

‘Construindo o futuro no presente’. Este foi o tema da palestra proferida pela comunicóloga Vanessa…

30/05/2024

Eleita ‘mulher perfeita’: quem é influencer que sofreu agressão do namorado

Janaína Prazeres, 35, relatou que sofreu uma tentativa de feminicídio do namorado, Kalel dos Santos…

30/05/2024

Família pede doação de sangue a jovem atropelado por adolescente no Acre

A família de Mauro Gomes de Freitas Neto, que permanece internado no pronto-socorro após ser…

30/05/2024