Dois dos três senadores do Acre devem votar a favor nesta terça-feira, 9, ao afastamento da presidente Dilma Rouseff na segunda fase do processo de impeachment contra a petista.
A sessão será comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski e tem previsão de durar até 30h. Ao todo, 24 pontos vão orientar a sessão.
Levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo mostra que os senadores Gladson Caneli (PP-AC) e Sergio Petecão (PSD-AC) devem votar a favor. Somente Jorge Viana (PT-AC) deve votar contra.
Até agora, conforme levantamento da Folha de São Paulo, 44 senadores já declararam votos a favor do afastamento de Dilma, 19 contra, 13 não declararam, 4 estão indecisos e 1 não quis responder.
O relator do processo de impeachment, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) vai ser o primeiro a falar. O seu relatório foi aprovado na Comissão Especial do Impeachment por 14 votos a 5.
Logo depois, vai ocorrer a fase de discussões, todos os 81 senadores podem falar por até 10 minutos. Por último, a acusação e defesa têm 30 minutos cada para se posicionar. A votação será por meio eletrônico. É necessária maioria simples dos presentes para aprovar o relatório.