O deputado Eber Machado (PSDC) denunciou na manhã desta terça-feira (9), que os serviços do Programa Luz para Todos foram paralisados em 16 dos 22 municípios do Estado. Machado afirma que as empresas contratadas apara instalar as redes de energia estão sem receber os recursos que estariam garantidos pelo governo federal, mas não estariam sendo repassados.
“É um programa de grande alcance social que não pode ser paralisado por questões burocráticas. A população rural está reclamando que os serviços foram suspensos. Desde o ano passado travamos um debate duro contra a Eletrobrás, já que a licitação tinha sido realizada, mas os contratos não tinham sido assinados com as empresas e as obras não haviam sido iniciadas”, diz Machado.
O parlamentar afirma que ficou decepcionado quando recebeu informações que desde dezembro do ano passado, os repasses foram cortados e os pagamentos foram suspensos. “É uma verba de fundo perdido, uma verba garantida, então porque não estão pagando as empresas que trabalham no projeto? A Eletrobrás precisa se posicionar nesta questão urgentemente”, enfatiza Eber Machado.
Ele informa que “dos 22 municípios, 16 já pararam as a instalação das redes. Apenas seis estão em execução apenas até a próxima semana. O programa vai parar em 100%. Quero convocar os membros da Comissão de Direitos Humanos para procurar a Eletrobrás para saber porque as obras estão paradas. Não podemos admitir que a população da zona rural seja abandonada”, finaliza Machado.