As Eleições Municipais 2016 contarão com mais de 550 mil urnas eletrônicas. Nesta primeira semana de agosto foram enviadas 57.190 urnas, do novo padrão ( Modelo UE2015), a 26 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo divulgado pelo órgão, o Acre foi contemplado com 132 novas urnas. O quantitativo é menor que o destinado ao Amapá e a Roraima. Segundo o TSE, caberá ao Tribunal Regional Eleitoral realizar a distribuição.
Ao receberem as urnas, os servidores da área de Tecnologia da Informação dos TREs devem proceder com a avaliação dos equipamentos. Após o aceite das urnas, estas deverão ser registradas no patrimônio dos tribunais regionais e do TSE. A partir daí, os técnicos já podem realizar procedimento de certificação, a fim de confirmar que os softwares instalados nas urnas são os desenvolvidos pela Justiça Eleitoral.
Nestas eleições, não serão mais utilizadas as urnas eletrônicas Modelo UE2004, que já ultrapassaram 10 anos de vida útil. Esses equipamentos serão descartados de forma ecológica no ano que vem.
Veja a distribuição das urnas nos estados, conforme divulgado pelo TSE: