Menu

Ranking elege Rio Branco como exemplo positivo em gestão fiscal no país

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Rio Branco é a segunda capital do Brasil brasileira com melhor situação fiscal, mantendo a mesma posição do ranking do ano anterior, mas com indicadores ainda melhores, considerando o agravamento da crise que atingiu de forma grave 87% dos municípios brasileiras e cuja situação é considerada “critica”. As informações são do Índice Firjan de Gestão Fiscal, levantamento organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a publicação, dos mais de cinco mil municípios brasileiros, somente três, Rio de Janeiro, Rio Branco e Boa vista conseguiram investir mais de 20% da receita em obras e ações que pudessem beneficiar a população.

E somente cinco capitais, Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista, Salvador e Aracaju fecharam 2015 com dinheiro em caixa, sem contas pendentes e capazes de honrar a totalidade dos chamados “restos a pagar” no exercício de 2016.

Anúncio

Mapa-firrrrO relatório aponta as causas do agravamento da crise fiscal nos municípios. Para a FIRJAN, além dos elevados gastos obrigatórios com pagamento de pessoal, que em momentos de queda de receita se traduz em endividamento, há ainda a crônica dependência de transferências da União e dos estados. Em 2015, a retração econômica teve como consequência a redução dessas receitas. Ao mesmo tempo, o orçamento das prefeituras nunca esteve tão comprometido com despesas relacionadas ao funcionalismo. Como resultado, R$ 11,4 bilhões deixaram de ser investidos pelos municípios.

Em Rio Branco, a gestão fiscal responsável permitiu equacionar esses problemas e manter a situação de adimplência e de investimentos. A capital acreana só perde para o Rio de Janeiro, que foi extremamente beneficiada pala verbas das Olimpíadas, distorcendo a realidade dos últimos anos. Importante lembrar que cidades do porte de Goiânia, Belém Florianópolis e Macapá ocupam as últimas colocações do ranking, como pode ser visto no quadro anexo.

Marcus_firjan_in700_B

O índice indica que apenas 12,6% dos municípios têm situação fiscal boa ou excelente. É a menor porcentagem desde que o índice foi criado, em 2006. Essas cidades, nas quais Rio Branco se destaca, têm disciplina financeira, menos gastos com pagamento de pessoal e maior planejamento das contas públicas, o que aumentou sua capacidade de investimento.

Os resultados refletem as desigualdades econômicas e sociais do país, revelando um abismo entre os primeiros colocados no índice, concentrados na região Sul com exceção de Rio Branco e Boa Vista, no Norte – e os com pior situação financeira, mais presentes no Nordeste. Fonte: Jornal A Tribuna

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.