Categories: Acre Destaque 4 Notícias

Aeródromos das cidades de Feijó e Xapuri estão interditados pelo Departamento de Espaço Aéreo

Published by
Da redação ac24horas
[elementor-template id="1541731"]

Estão fechados temporariamente os aeródromos públicos dos municípios de Feijó e Xapuri, no Acre. Os administradores ainda não submeteram os seus planos de zona de proteção à aprovação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). No Brasil, 188 aeródromos foram interditados. O objetivo do DECEA é evitar operações inseguras e incentivar administradores aeroportuários a tomarem as providências cabíveis.


A relação desses aeródromos públicos consta do Edital DECEA nº 1. A medida está associada ao término do prazo estabelecido pela Portaria n° 957/GC3, de 9 de julho de 2015, para que os aeródromos inscritos no cadastro da ANAC pudessem adequar-se aos novos dispositivos, submetendo seus planos de zona de proteção à aprovação do DECEA.


O fechamento temporário impede que pilotos aprovem planos de voo para esses aeródromos. Em algumas cidades o retorno das operações aéreas poderão estar submetidas a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que a Administração Aeroportuária Local (AAL) se compromete a confeccionar e a apresentar seus Planos de Zona de Proteção dentro de um prazo razoável, a ser fixado no TAC, evitando assim prejuízos à sociedade.

Anúncios


Procuradas, as assessorias dos municípios de Xapuri e Feijó não souberam informar de quem é competência pela gestão dos aeródromos. Na região de Envira, passageiros de cidades manauenses estão prejudicadas pela medida. Eles utilizam voos regulares entre Envira e Feijó. As aeronaves estão sendo direcionadas para o aeroporto de Tarauacá.


Os Planos de Zona de Proteção de Aeródromos, bem como de Helipontos são exigências internacionais que funcionam como limitadores de novas edificações/instalações no entorno dos aeródromos, com o objetivo de garantir a segurança e a regularidade das operações aéreas.


A obrigatoriedade desses planos no Brasil não é uma novidade. Possui amparo legal no art. 44 da Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Líder é superado, show de Cássio e Laion firme no G-4; veja a tabela do Brasileirão

A 20ª rodada do Brasileirão-2024 começou neste sábado (27). Foram cinco partidas, com duas delas…

27/07/2024

Fortaleza aproveita vacilo do São Paulo e liquida jogo em primeiro ataque

O Fortaleza venceu o São Paulo por 1 a 0 na noite deste sábado (27),…

27/07/2024

Cruzeiro desfila fora de casa e Botafogo pode ver rival assumir liderança

O Cruzeiro passeou no Estádio Nilton Santos, venceu por 3 a 0 e encerrou a…

27/07/2024

Jovem entra em coma após acidente de moto em Brasileia

Um grave acidente de trânsito foi registrado neste sábado, 27, no Km 17 da estrada…

27/07/2024

Borré marca no fim, e Inter arranca empate com o Bahia

Em partida válida pela 20ª rodada do Brasileirão, a primeira do returno, Bahia e Internacional…

27/07/2024

Palmeiras poupa de olho no Flamengo, é derrotado pelo Vitória e ouve vaias

O Vitória superou o Palmeiras por 2 a 0 no Allianz Parque, neste sábado (27),…

27/07/2024