Menu

A saborosa gastronômica no Bistrô Jannus em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

cozinha


A gastronomia é uma arte que pode nos oferecer uma experiência direta através do nosso paladar. Ao provar o sabor de um alimento elaborado artisticamente a  nossa reação é imediata. Um prato delicioso bem combinado entre cores, formas, aromas e sabores nos desperta ao delírio de prazer. E foi com essa intenção de oferecer novas experiências gastronômicas aos acreanos, que a Chef de Cuisine, Izanelda Magalhães, abriu o Jannus Bistrô, na Rotatória do Rui Lino, no Tucumã, em Rio Branco.

Publicidade

6394b32c-20ca-48ea-a7a7-35a396c53176

Izanelda é nascida em Cruzeiro do Sul. Agrônoma de formação acadêmica, trabalhou durante anos no sistema de saúde pública do Estado – FOTO: DIEGO GURGEL

Izanelda é nascida em Cruzeiro do Sul. Agrônoma de formação acadêmica, trabalhou durante anos no sistema de saúde pública do Estado. Ela descobriu o universo da gastronomia quando a sua companheira Adriana teve um problema corporal e precisou fazer uma dieta. Passou então a estudar mais profundamente os ingredientes dos alimentos para oferecer à companheira pratos balanceados para tornar mais eficiente a sua dieta sem perder o prazer das refeições.


“Percebi que a gastronomia era um universo de conhecimento na forma do preparo dos pratos e que estava relacionada à saúde. Comecei a cozinhar comidas de baixa caloria e a estudar os produtos e as suas origens. Tivemos a oportunidade de viajar para um dos principais pontos do turismo gastronômico atual que é o Peru. Estive cinco vezes em Lima pesquisando, me aprimorando, conhecendo novos produtos e comprando muitos livros de gastronomia,” conta a Chef.


Cozinhar como dever

Paradoxalmente, na sua infância e adolescência, Izanelda não tinha afinidade com a cozinha.


“Comecei a cozinhar muito cedo por força da necessidade. Perdi minha mãe aos sete anos e fui morar com a minha irmão mais velha Islândia. Ela me ensinou as coisas básicas que uma moça precisava aprender. Era como mãe. Me lembro que aos 10 anos ela me convidou para bater um bolo. Fiquei desesperada porque não gostava de cozinhar.”


O despertar da arte gastronômica 

A Chef Izanelda passou muitos anos no serviço público. Mas depois de tomar gosto pela gastronomia começou a se planejar para operar uma transformação na sua vida.


“Eu gosto de apostar no novo e não estar presa à inércia do cotidiano. Em 2012, comecei a fazer alguns cursos na Escola de Arte Culinária do Chef Laurent Roland, em São Paulo. Um francês que está há 30 anos no Brasil. Fiz os 24 módulos de arte gastronômica. Até 2015, aprimorei meus conhecimentos nesse instituto com um dos melhores mestre da arte da gastronomia. Aprendi a ter disciplina, aprimorar a técnica, saber escolher os bons ingredientes, os utensílios, não desperdiçar e tratar a comida como uma obra de arte.”


O início do sonho

Os amigos serviram de cobaias para os experimentos culinários de Izanelda. Desde o despertar do seu interesse pela gastronomia começou a inventar pratos e convidar pessoas para saboreá-los nos finais de semana. Pouco a pouco, foi construindo o sonho de abrir um pequeno bistrô na Capital.


“Experimentava elaborar pratos italianos, brasileiros, franceses, asiáticos. Como em Rio Branco nós temos a deficiência de ambientes que possam oferecer uma comida internacional comecei a me planejar para abrir um pequeno bistrô com no máximo seis mesas. Trabalharia com uma equipe pequena, fazendo o que eu mais gosto de fazer que é cozinhar, apresentar os pratos, sentir os sabores e pesquisar os ingredientes.”


Os caminhos se abrem

13507083_1079249248821275_3332054545492363835_n

Publicidade

Izanelda estava destinada a realizar o seu sonho. E nas voltas que a vida dá apareceu a chance de abrir um restaurante para uma clientela maior.


“Surgiu a oportunidade da minha irmã Islândia e do meu cunhado Chiquinho Messias, meu sócios financiadores, de adquirir um imóvel na Capital. Tinha um prédio à venda e o Chiquinho me falou para olhar e ver se servia para abrir um restaurante. Um local movimentado, no final do Parque do Tucumã. Apostei nos novos empreendimentos de Rio Branco. Estamos cercadas por todas as nossas universidades, FAO, UNINORTE, FAMETA e UFAC. Além disso, quando construímos o nosso plano de negócios, pude perceber que estava próxima também de vários conjuntos habitacionais e condomínios de classe média alta. Além do público do bairro.”  


O diferencial do Jannus

 Indaguei a Chef Izanelda quais seriam os principais atrativos do Bistrô Jannus. Ela respondeu:


“O que atrai o cliente é ter alguma coisa diferente. Nós temos um ambiente pequeno e aconchegante com um pouco de sofisticação e criado com carinho. Trabalhamos com um jovem arquiteto de Rio Branco, Leandro Rocha, formado pela UNINORTE. Pensamos num projeto que remete a Paris e ao mesmo tempo a Rio Branco e a Cruzeiro do Sul.”


70e99e04-c45e-4770-a529-78d5d5104b6b


Gastronomia em alta

Mas é através da elaboração de pratos diferenciados que Izanelda, em dois meses, tem conseguido conquistar cada vez mais clientes para o seu restaurante.


“A nossa intenção é oferecer pratos exclusivos preparados na hora para cada cliente. Trazer a culinária internacional. Assim oferecemos sabores variados da gastronomia italiana, francesa, peruana e regional. Tivemos o privilégio de ter um Chef Consultor que nos ajudou a montar os nosso pratos internacionais sem perder as raízes do Acre. Temos misturas de risotos com pirarucu e açaí, uma massa de inhoque de batata com tucupi e rabada. Todos os dias temos a opção da Chef para apresentar novas experiências. Sem falar nos pratos mais clássicos como um filé mignon a poivre vert (pimenta verde).”  


Izanelda afirma ter aprendido muito com o patriotismo culinário dos chefs peruanos que atualmente estão alta no mundo inteiro.


“Eu poderia simplesmente ter abolido a culinária regional. Mas mergulhamos em pratos peruanos como o ceviche, que os acreanos adoram, com um toque francês. Um misto de uma receita do Chef Gaston com outra do Chef Claude. Fazemos estudos com os sabores dos grandes chefs internacionais.”


Entre os pratos mais consumidos pelos clientes do Jannus Bistrô figura exatamente a elaboração de sabores regionais com os internacionais. Como por exemplo, o Carré de Cordeiro com Risoto de Champignon. A Chef acreana faz questão de frisar que os produtos que utiliza são originais como o risoto italiano conhecido como carnarolli.


Toda essa aventura gastronômica no Bistrô Jannus não é proibitiva. Para se ter uma ideia dos preços do restaurante, um jantar completo para um casal com entrada, prato principal e sobremesa fica em torno de R$ 200 reais. Outra revelação feita por Izanelda é que o maior consumo de bebidas na casa tem sido de vinho, apesar de ter as melhores marcas de cervejas.


Novos talentos de gastronomia

fefad031-6f36-418b-b1ef-c7040ccca280


O Jannus tem investido na formação de jovens profissionais da gastronomia. Tanto para a cozinha quanto ao atendimento das mesas.


“Temos uma equipe de jovens, muitos da periferia, alguns no primeiro emprego. Uma cozinheira de 19 anos que acabou de se formar no Senac, a Emanuela. Também o Clay que dá gosto de ver o trabalho dele na cozinha. Eles receberam qualificação de um dos maiores Chefs do Brasil, Renato Carione, que trabalhou na Itália, na França, na Inglaterra e trouxe essa bagagem para a gente. Esse foi um investimento e uma qualidade a mais que demos à nossa equipe.”


ce086311-2ad9-4a6d-80b6-a00e80cc149c


 Serviço

Jannus Bistrô
Avenida Governador Edmundo Pinto, 2181 (Rotatória do Rui Lino)
Tucumã
Aberto de terça à sábado das 19hs às 23hs
Telefone de reservas: (68) 9911-8776


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido

Postagens Relacionadas