Categories: Blog do Crica Notícias Política

Bittar se dedicará a apoiar informalmente a campanha de Eliane

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Fora de vez da disputa
O boato político que corria ontem na oposição é que o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) aceitaria ser candidato a prefeito de Rio Branco com a oposição unida. Fui buscar a confirmação e ouvi de um Márcio bem sereno: “não existe a mínima chance de que venha disputar a prefeitura. Já descartei isso lá atrás e não seria agora que iria aceitar”. Tem o ditado de que “gato escaldado tem medo de água fria” e deve ser o que acontece com o Márcio Bittar , que na campanha passada para o governo foi incentivado a sair candidato com mil promessas de apoio dos partidos aliados e fez a campanha de segundo turno praticamente só. E nesta confusão louca que acontece dentro da oposição, a sua decisão de ficar fora é sábia. A sua participação na campanha será apenas de trabalhar a candidatura do filho João Paulo (PSDB) a vereador e de forma informal apoiar a candidatura da deputada Eliane Sinhasique.


Almoço de definições
O ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) e o ex-prefeito Tião Bocalon (DEM), no almoço de ontem na “Churrascaria Estrela”, saíram acertados em dois pontos. Bocalon não acredita mais em uma candidatura dele à PMRB pela aliança PR-PSDB. E Márcio descarta disputar a prefeitura.


Não aprendeu soletrar?
O acordo entre Antonia Lúcia (PR) e o deputado federal Major Rocha (PSDB) vai além desta eleição, mira 2018, pelo qual Rocha apoiaria Antonia a Federal e ela com o seu grupo, entrariam na sua campanha a senador. Não aprendeu a soletrar a política, Tião Bocalon?


Não há como desvincular
O deputado federal Major Rocha (PSDB) quer desvincular um eventual fracasso da aliança com o PR na disputa da prefeitura de Rio Branco, dizendo que a candidatura Raimundo Vaz (PR) é  responsabilidade do PR. É também do PSDB, porque estará na chapa com um vice do partido.


Chapa fechada
A coluna tem informação que a aliança entre o PP e PMDB, na Capital, passou pela indicação do ex-vereador Alisson Bestene (PP) para vice da deputada Eliane Sinhasique (PMDB). Segundo a fonte, que pediu para ser omitida, Eliane tem restrições à Marfisa Galvão (PSD) de sua vice.


Chutando votos
Como a fonte é da cúpula do PMDB dou crédito. A Eliane Sinhasique (PMDB) palpitar contra a sua vice ser a Marfisa Galvão (PSD); vejo, por dois ângulos: a Eliane acha que já é prefeita e não precisa de mais votos. Ou não chutaria os 8.700 votos que a Marfisa teve em Rio Branco.


Não tenho idéia, mas reagirá
Não tenho idéia de como reagirá o senador Sérgio Petecão (PSD) se o que se comenta for concretizado e a candidatura da sua mulher Marfisa Galvão (PSD) ser rejeitada para vice sem um critério de convencimento. Mas não será surpresa se recuar na aliança com o PMDB.


Acabando com a sua imagem
O deputado federal Alan Rick (PRB) queima a sua boa imagem política ao deixar que, proliferem duas versões: que irá para a oposição e a que, por ameaças verbais sofridas, vai recuar e apoiar Marcus Alexandre (PT). Na política tem que se ter um lado, não importa qual.


Ficar no muro liquida um político
A pior coisa a um político é ser dúbio, porque o eleitor passa a desacreditar. O deputado federal Alan Rick (PRB) tem que se posicionar em um comunicado dizendo que, se estará com Marcus Alexandre (PT) ou com a oposição. E revelar o que ocorreu em uma recente reunião.


Divulguem a gravação
Um presente a esta reunião (que teria sido gravada) me perguntou por qual razão não publiquei o que houve nesta conversa religiosa-profana-política-financeira. Por um simples motivo: quem tem de se posicionar é quem sofreu a suposta ameaça. A briga não é minha.


Articulação forte
Há toda uma articulação política em Brasília das lideranças da oposição para que o Ministério da Previdência cancele a cessão do funcionário regional Leonildo Rosas, Porta-Voz do governo Tião Viana, para o Estado. Deverá ser mais forte quando Michel Temer assumir em definitivo.


Péssima notícia
A ida do deputado federal Major Rocha (PSDB) para a vice-liderança do governo Michel Temer na Câmara Federal foi uma péssima notícia para o governador Tião Viana, ambos não são adversários políticos, são inimigos políticos e no campo pessoal. Dois bicudos não se beijam.


Não caíram na real?
O superintendente do INCRA, advogado Eduardo Ribeiro, foi uma indicação política, como foram todas as outras para a direção do órgão, e é um quadro qualificado. Os petistas do INCRA têm de cair na real que, a Dilma e o PT não estão mais no comando do governo federal.


Quando se viu?
Por acaso, quando Lula foi presidente e a Dilma estava na presidência, nomearam um superintendente para o INCRA que não fosse dos quadros do PT? Cesse a hipocrisia!


Voto-camarão no ninho tucano
Conversando ontem com um amigo do diretório do PSDB me foi dito que, a sigla não marchará unida na eleição municipal, o grupo de Márcio Bittar fará “voto-camarão”. Cortará a cabeça da chapa para prefeito e apoiará apenas o candidato a vereador João Paulo (PSDB).


Nada contra o nome
O que move a cisão do grupo do ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB), segundo os seus aliados, não é nada contra o candidato Raimundo Vaz (PR), de quem falam bem, mas pelo fato de ter sido indicado pela ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR), considerada adversária.


Rescaldo da briga
O racha no PSDB é rescaldo da confusão que aconteceu no comício de Aécio Neves (PSDB), em sua campanha para presidente, no Acre, quando Antonia Lúcia e Márcia Bittar, mulher do Márcio Bittar, se desentenderam feio no palanque.


 O que disse ontem um cardeal
Um cardeal petista em conversa ontem numa churrascaria fez o seguinte comentário sobre os irmãos Viana: “Jorge Viana foi talhado para o Executivo e o Tião Viana para o Legislativo”. Vindo de quem veio a observação, que foi do governo Jorge e é deste governo, escutei.


Registro, mas não me alegro
Nesta questão do ex-prefeito Aldemir Lopes e do prefeito Everaldo Gomes registrei o fato político, a decisão sobre a culpa deixo com a justiça. Não me alegro com a desgraça alheia. Só que acho muito difícil a Polícia Federal ter relacionado uma série de crimes sem provas fortes.


O perigo do caciquismo
O caciquismo é uma bomba de efeito retardado para qualquer partido. Vejam Brasiléia, com a prisão do ex-prefeito Aldemir Lopes, que é o grande é único cacique da sigla no município, o PMDB se esfacelou, porque a operação da PF atingiu toda a cúpula. O PMDB virou pó.


Ficou no nome
Em Brasiléia, o PMDB ficou no nome. O prefeito Everaldo Gomes (PMDB) e sua equipe, que poderiam tocar o barco, estão afastados por decisão judicial. A candidatura do PMDB para a prefeitura com isso morreu e pode até aniquilar a chapa de candidatos a vereador.


Qual o argumento
Qual o argumento um candidato a prefeito pelo PMDB poderia usar para disputar a prefeitura de Brasiléia, depois do arrastão que a Polícia Federal fez na cúpula do partido? Nenhum.


Bandeira de campanha
Politicamente quem saiu ganhando em Brasiléia foi a candidata do PT, Fernanda Hassem, porque terá uma bandeira para usar na campanha que é um presente de Papai Noel.


Feliz com o desfecho
Fico feliz com o desfecho rápido da descoberta dos criminosos e com o retorno da jovem Thais Manchini, para os pais Edson Machini e Gigi Manchini. A minha solidariedade à família.


Todos gostariam da mesma eficiência
Todos os que tiveram suas casas assaltadas, ficaram reféns de assaltantes, que perderam bens, e que até hoje não foi dada uma satisfação pela cúpula da Segurança Pública, gostariam que, a extrema eficiência policial no caso da jovem Thais tivesse sido aplicada também aos seus casos.


Não deve ser muito diferente
O que a Polícia Federal desbaratou na prefeitura de Brasiléia não deve ser diferente das outras prefeituras do Alto Acre. O que se ouvia sobre a gestão do prefeito Everaldo Gomes é o mesmo que se escuta em relação às outras prefeituras de municípios vizinhos, coisas do arco da velha. E é por isso que não ficarei nada surpreso se novas devassas com afastamento de prefeitos e prisões venha a ocorrer em breve. Os tempos são outros, mas alguns políticos ainda não atentaram para o novo momento na vida nacional com o advento da “Lava-Jato”.


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Cruzeiro do Sul

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde deste domingo, 5, depois de sofrer duas…

06/05/2024

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024