Menu

Indígenas contrários à CPI da Funai protestam em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Povos e organizações indígenas realizaram hoje (13) atos em diversas cidades com reivindicações que pedem o fortalecimento da Fundação Nacional do Índio (Funai), demonstram posição contrária à chamada CPI da Funai e preocupação com a demarcação de terras indígenas. O movimento é intitulado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) de Ocupa Funai. No Acre, ao menos 80 indígenas protestaram.


A coordenadora regional da Funai na CR Alto Purus, Vanísia Santos disse que os povos indígenas repudiam o retrocesso dos direitos deles.


Há também preocupação com o corte anunciado no orçamento da Funai e com uma possível municipalização da saúde indígena, que atualmente é operada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), vinculada o Ministério da Saúde.

Anúncio


A carta divulgada pelo movimento manifesta ainda repúdio a uma possível exclusão da Funai da estrutura administrativa do Ministério da Justiça e lembra que há paralisação das atividades do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido