As chuvas fortes e torrenciais que caíram nesta quarta-feira, (6), no Acre, já superaram em 77% a média histórica para o mês em algumas áreas, segundo informações do site O Tempo Aqui, do pesquisador em meteorologia Davi Friale.
Os maiores volumes ocorreram no alto curso dos rios Acre, Iaco, Purus, Envira e Tarauacá. Na cidade de Jordão, choveu 61,8mm, em menos de 3 horas, superando em 77% a média climatológica para a região que é de 35mm. Em Brasileia, foram registrados 17,4mm, o que equivale a 46% do total do mês.
Em Rio Branco foi registrado 10,5mm, em menos de 1 hora, o equivalente a 25% da média de julho, somente nestes 6 primeiros dias do mês. A previsão, de acordo com o site, é de que as chuvas ficarão aproximadamente dentro da média neste inverno acreano.
“Em algumas áreas, poderá chover menos, mas, em outras muito acima da média, como aconteceu ontem na região do alto curso de vários rios, onde já choveu quase o dobro do esperado para todo o mês”, diz a nota.
O nível do rio Acre, entretanto, e de muitos outros, poderão estabilizar e, possivelmente, até aumentar neste inverno, mas a previsão é que não atingirão valores tão baixos como se tem comentado.