Categories: Acre Destaque 7 Editorial Notícias Política

Água, use com moderação

Por
Roberto Vaz

Quinze meses depois da maior cheia na história do rio Acre, que desabrigou aproximadamente oito mil pessoas, o manancial apresenta o que pode ser, também, a maior seca já vista pelos acreanos.


A situação é tão preocupante que nesta sexta-feira, 1º, o governador Sebastião Viana deplorou, em coletiva à imprensa, a marca de 1,94m. E anunciou que serão investidos R$ 650 mil do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa) para assegurar o abastecimento de água à população.


Teme o governo que a lâmina d’água do rio Acre chegue, até setembro, à marca de 1,25m, o que inviabilizaria o abastecimento.


Ano após ano, as medidas contra as cheias têm sido paliativas. O mesmo acontece quando o manancial ameaça ir além do limite necessário à captação de água para o fornecimento à população.


Os prejuízos acumulados pelos desabrigados ao longo de décadas, somados aos gastos do poder público para recebê-los e garantir, posteriormente, que retornem às suas residências justificam medidas preventivas que assegurem maior controle sobre as cheias e também quanto às secas sazonais.


Não basta que o governo estadual fale nas forças da natureza na tentativa de redimir-se da obrigação de dar respostas a equações que, no fim das contas, apontam apenas a indiferença de nossas autoridades quanto a um problema que clama solução.


Uma amostra do que poderia ser feito no rio Acre foi dada tempos atrás, através de um projeto apresentado na Assembleia Legislativa pelo ex-deputado Eduardo Farias (PCdoB). Nele, o parlamentar defendia a construção de comportas em determinado perímetro do rio Acre, capazes não apenas de conter as cheias, como de armazenar a água do período chuvoso para uso no verão.


Aos céticos que alegavam investimentos de grande monta na construção de barragens, Eduardo Farias lembrava que os prejuízos contabilizados pelas cheias justificavam a intervenção.


E ainda que o governo estadual não adote a sugestão feita na referida proposta, sob o alegado dispêndio de recursos indisponíveis, era de se esperar que ao longo dos anos houvesse procedido à recuperação da mata ciliar do rio Acre, a fim de conter maior assoreamento do leito. Concomitante a esse trabalho, faz-se urgente também a drenagem dos trechos mais críticos.


Na década de 60, preocupado com o alto crescimento demográfico da cidade de São Paulo e dos municípios vizinhos, o governo paulista decidiu reforçar o abastecimento de água da região metropolitana. Foi então planejada a construção de diversas represas nas nascentes da bacia hidrográfica do rio Piracicaba, o que deu início ao Sistema Cantareira.


A medida deveria nos servir de exemplo, sobretudo porque, em dois anos consecutivos, os paulistas e paulistanos ficaram sem água, apesar do planejamento.


Em tempos de cheia, a população dos bairros baixos de Rio Branco precisa de socorro. No de estio prolongado, é o rio Acre que apela ao bom senso das autoridades.


Como o poder público esbanja recursos que nunca chegam ao manancial, cabe a todos nós, neste momento, abrir as torneiras com moderação.


 


 


Share
Por
Roberto Vaz

Últimas Notícias

  • Bar do Vaz
  • Destaque 2

“Flaviano Melo era o grande professor do MDB”, declara João Correia

A edição do programa Bar do Vaz entrevistou nesta quinta-feira, 20, o ex-deputado federal João…

21/11/2024
  • Acre

Acre é o penúltimo no ranking de homens mais bonitos do país

Uma pesquisa realizada pelo site Acervo Awards revelou nesta quinta-feira, 29, o ranking dos estados…

21/11/2024
  • Acre

Barco naufraga no Crôa e homem perde mais de 40 sacos de cimento

Uma embarcação lotada de material de construção naufragou na tarde dessa quarta-feira,20, no Rio Crôa…

21/11/2024
  • Cotidiano

Divulgado resultado final e homologação de concurso do TCE/AC

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)…

21/11/2024
  • Cotidiano

Federação de Cooperativas Unicafes/AC é criada oficialmente no Acre

Em solenidade ocorrida nesta quinta-feira, 21, na sede do Sistema OCB, foi criada oficialmente a…

21/11/2024
  • Extra Total

Justiça derruba decisão de comissão eleitoral que proibia Marina de criticar Aiache

Em uma decisão proferida nesta quinta-feira (21), a Justiça Federal no Acre concedeu liminar favorável…

21/11/2024