Uma idosa de Cruzeiro do Sul denunciou nesta quarta-feira, 29, que a conta de água dela subiu de R$ 15 para R$ 1.300, um aumento de 8.566,6%. A situação assustou a mulher que vive sozinha numa casa bastante simples. Ela classifica a tarifa como “exorbitante“. Maria Eleonora diz que não tem como custear as contas do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa).
A elevação na tarifa de água não acontece apenas na fatura da aposentada. Outros moradores da mesma localidade informaram a equipe de reportagem da TV Juruá que também estão recebendo contas em valores absurdos.
“A gente não tem condição de pagar, porque eu só ganho um salário. Não tem como pagar. Eu fui lá e levei o talão, e disseram que iam mandar alguém vir. Eles até perguntaram se eu daria água para alguém, e eu disse que não. Me disseram que nem os ricos pagam isso, quanto mais eu”, reclama a consumidora.
Atualização, às 14h18: O Depasa encaminhou Nota de Esclarecimento e disse que “foram tomados todos os procedimentos administrativos necessários” para garantir que todas as “distorções reais serão corrigidas e informadas aos respectivos usuários”.
Ainda segundo o órgão, “o sistema de leitura e faturamento das tarifas de abastecimento de água em âmbito estadual é automatizado e que eventuais falhas e distorções identificadas pelos usuários podem ser apresentadas nas agências do Depasa presente nos 22 municípios”, justificou.