Durante solenidade de inauguração do novo Centro de Parto da Maternidade Bárbara Heliodora, na manhã desta segunda-feira, 20, o governador do Acre, Sebastião Viana, classificou de “alarde, coisa pequena e desnecessária” a repercussão em torno da notícia sobre o assalto à unidade ocorrido na madrugada deste domingo, 19.
Os assaltantes invadiram a maternidade e anunciaram o assalto, fazendo, inclusive, pacientes e funcionários da unidade de reféns.
“Outra coisa tão pequena, tão desnecessária: o alarde porque houve um assalto há dois dias na maternidade. Meu Deus. Era o esposo de uma parturiente que estava evoluindo em trabalho de parto, ele resolveu não reconhecer o trabalho dos profissionais que tavam dando amor pra mulher dele e resolveu assaltar e roubar celulares. Vai ser preso agora de manhã. Agora isso não pode ser notícia que diminua o trabalho e a qualidade desses profissionais que tão aqui”, afirmou.
Viana disse que as pessoas que criticam a maternidade deveriam “aprender estatística” para não “falar besteira”.
“Nos melhores lugares do mundo a mortalidade não deveria ser inferior a 60%. Mas foi substituída por casos que não tem indicação real de UTI pra ter uma mortalidade menor, pra poder ter um dado mais favorável ao orgulho e a vaidade de serviço. Ponha no rigor da indicação pra você ver se não tem uma mortalidade elevada. Então é preciso primeiro estudar, primeiro aprender um pouco do que tá se falando pra não falar besteira e não ficar fazendo críticas infundadas.”
Ele acrescentou que a unidade é “uma das melhores maternidades públicas do Brasil. Eu conheço serviços de neonatologia de Albert Einsten, de Sírio Libanês, de hospitais de São Paulo, de hospitais de Brasília, e eu sei que aqui tem dignidade ofertada pras pessoas”.
Foram investidos mais de R$ 550 mil nas novas instalações, com salas privativas de parto, banheiros adaptados para gestantes, posto de enfermagem e sala de reanimação neonatal.