Categories: Acre Destaque 7 Editorial Notícias Política

A demagogia como estratégia

Por
Roberto Vaz

O governador Sebastião Viana preferiu ficar no Estado – para dar puxão de orelha em quem critica os serviços prestados pela Maternidade Bárbara Heliodora – a ir à reunião em Brasília dos governadores com o presidente interino Michel Temer. O encontrou tratou sobre o prolongamento da quitação das dívidas dos estados com o governo federal.


Sebastião mandou em seu lugar a vice-governadora, Nazaré Araújo, pra fazer de conta que o endividamento com União não preocupa um potentado como o Acre.


Dados da Secretaria da Fazenda relativos a junho do ano passado mostram que o Estado deve R$ 3,8 bilhões para a União. E segundo um levantamento realizado por técnicos do Senado Federal, a pedido do senador Sérgio Petecão (PSD), o Acre figura entre os estados brasileiros mais endividados: R$ 4,25 bilhões até 31 de dezembro de 2015. É muito dinheiro – mais que o suficiente pra que o governador dê atenção ao assunto.


O que surpreende em Sebastião Viana é sua disposição de ir à Capital Federal sempre que se trata de prestar solidariedade à presidente afastada Dilma Rousseff. Nas últimas semanas, fez duas vezes o percurso. Mas não mostra a mesma força de vontade quando é o futuro dos acreanos que está em jogo.


Sentar-se com um adversário político para tratar de temas relevantes como esse é uma obrigação até mesmo para quem, nas redes sociais, vez por outra esquece a “liturgia do cargo” – como disse o ex-presidente José Sarney – e veste a camiseta do militante rasteiro para achincalhar os apoiadores do impeachment.


Enquanto Nazaré Araújo o substituía no encontro com Temer, Sebastião dava lição de moral aos críticos da maternidade Bárbara Heliodora.


Evocou as estatísticas para provar que a mortalidade lá está dentro do razoável, reduzindo a meros percentuais os casos de bebês que morreram durante o parto. Não fosse, talvez, a frieza de quem encara vidas humanas como meras probabilidades, essas crianças estariam vivas para contar, no futuro, a sua história.


Sempre que a demagogia vira estratégia política de um governante, só os fatos podem lhes desmascarar as improbidades.


Quando ficou doente, em setembro de 2007, o então governador Jorge Viana – não obstante o volume gigantesco da propaganda oficial que apregoava uma saúde estatal de fazer inveja aos noruegueses – foi se tratar em um hospital particular de São Paulo. Binho Marques, seu sucessor, viveu grande parte da vida dos benefícios que lhe facultava a fama de exímio secretário de Educação. Seus filhos, a despeito disso, sempre estudaram em escolas particulares no Acre.


Já Sebastião Viana precisa contar onde seus filhos nasceram. Certamente, para a felicidade da família, não foi na Bárbara Heliodora.


O governador petista teria feito um favor a todos nós se, ao invés de visitar a Maternidade, tivesse ido ao encontro com o presidente Temer.


Um  homem grande, que pensa  numa política muito maior, precisa mostrar que está com os espíritos desarmados, com as armas longe de alcance, caso contrário será a mosca na sopa do prato da reeleição do Marcus Viana Alexandre. Hoje o PT, que já elegeu até porte como se diz na linguagem simplória do jornalismo para mostrar a força do governante, está colocando cada vez mais muitas pedra no caminhãozinho do o seu pupilo Marcus.


 


 


 


 


 


 


Share
Por
Roberto Vaz

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024