Categories: Blog do Crica Notícias Política

Manoel Roque do PHS leva umas caçoletas e declara amor a Socorro

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Peia não é remédio, mas dá resultado
Um dos slogans do movimento hippie da década de 70 era: “não confie em ninguém com mais de 30 anos”. Na política acreana pode ser adaptada para “não confie em dirigente de partido nanico”. O presidente do PHS, Manoel Roque, há duas semanas vinha vociferando deflagrar uma rebelião contra a indicação da professora Socorro Nery (PSB) para ser a vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre. Pois bem, foi chamado nesta última sexta-feira pelo governador Tião Viana em seu confessionário islâmico, de onde saiu caladinho após fazer juras de amor eterno com os olhos marejados de lágrimas à ex-tucana Nery. Não se sabe o que aconteceu na a confissão, no mínimo levou um carão e uma caçoleta. Peia não é remédio, mas dá resultado, diz o ditado.


É tudo muito simples quando se dialoga
O secretário de Saúde, Gemil Junior, tem quebrado a regra geral do governo estadual que é a de impor e não dialogar. Entre os poucos secretários a ter um perfil conciliador e por isso se situou com destaque no cargo e vem fazendo um bom trabalho está o Gemil. Quando se caminhava para um confronto do governo e a categoria dos enfermeiros, negociou, conseguiu uma saída jurídica e evitou uma possível greve. Estava sendo exigido pela Procuradoria Geral do Estado, que os enfermeiros tivessem apenas um contrato ou com o Estado ou com o Pró-Saúde, neste caso teriam que pedir demissão de um deles. Foi feito um estudo jurídico e se conseguiu uma brecha legal que o enfermeiro pode ter sim dois contratos, desde que haja compatibilização. Fosse um desses secretários porra-louca tinha metido a caneta e estava feita a confusão num ano eleitoral, aumentando o desgaste do governo na opinião pública. Ponto.


Revolta na fronteira
Um amigo jornalista de Brasiléia me ligou ontem para dizer que há uma revolta nos demais postulantes a ser o vice na chapa da candidata a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, com a preferência do governador Tião Viana pelo ex-vereador Zemar (PRB), sem  discussão prévia.


Estava custando a entrar no jogo
Aliados do candidato a prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores (PSB), acusam o secretário e assessor político do governo, Nepomuceno Carioca, pela manobra de deixar o petista Marcos Fernandes (PT) como candidato único da FPA àquela prefeitura. Sobrou para o Carioca! Estava custando…..


Não foi levada a sério
Delação que pode ruir a República é a do Marcelo Odebrecht. A do Sérgio Machado já foi detonada pelo STF, ao não acatar o pedido de prisão dos senadores Renan Calheiros (PMDB), José Sarney (PMDB) e Marcelo Jucá (PMDB), por Machado não apresentar nenhuma prova.


Comida requentada
São fatos supostamente acontecidos há 18 anos. Não duvido que tenham sido reais, mas sem prova cheira a uma afirmação de quem quer salvar a pele para não ir preso. Pode até virar denúncia pela PGR, mas quando chegar ao STF morre. Contra o Temer, então, não há nada.


Comida sem sal
Na última reunião da Associação dos Prefeitos, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, virou para o prefeito Marcus Alexandre, e provocou:- Marcus, eu passei oito anos de boicote do PT e dificuldade para conseguir recursos, agora é você quem vai sofrer isso na pele.


Basicamente isso
Como era extensa não deu para colocar o inteiro teor. Mas, em Nota, o PCdoB se diz pronto a continuar colaborando para as conquistas da FPA, enaltece o governador Tião Viana e ressalta que mudanças na administração são prerrogativas suas. É da lavra do Edvaldo Magalhães.


Nem se discute
Não discordo que o PCdoB lute para ampliar os seus espaços no governo e na prefeitura de Rio Branco. E tampouco que o governador Tião Viana dê dez ou cem cargos aos comunistas. É problema dos outros aliados. Uma coisa ninguém tira dos comunistas: a lealdade à FPA.


Dois carnavais sem orquestra
Não consigo embarcar nesta teoria da conspiração de que o PMDB está impedindo junto ao presidente Michel Temer a liberação de recursos para concluir o Shopping Popular. A Dilma teve todo tempo do mundo para liberar e não liberou. E quanto aos políticos regionais do PMDB é do mais puro oportunismo cobrar a conclusão da obra. Quantas emendas mandaram?


Não haverá pronta liberação
E a liberação deverá retardar ainda mais porque o Ministério do Turismo está sem ministro, quando o novo for nomeado vai custar tomar pé da situação. Simplesmente o PMDB apontar o dedo para o Marcus Alexandre como culpado pelo atraso é no mínimo um ato de politicagem.


Só com o PP
Pelo desenho que está na cabeça dos aliados do Tião Bocalon (DEM), no frigir dos ovos a candidatura da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) ficará apenas com o PP como aliado. Esquecem uma coisa: para a candidatura Bocalon ser atrativa tem que bater ela nas pesquisas.


Continua sendo um sonho
E há uma convicção que o deputado federal Alan Rick (PRB) virá somar na oposição ao lado da candidatura Tião Bocalon (DEM). Para esta coluna isso continua sendo febre com delírio.


Entrou arrastado, não lembram?
O gozado que se fala no deputado federal Alan Rick (PRB) como um fator que pode decidir a eleição para prefeito da Capital. Esquecem que foi eleito na rabada, nas últimas urnas? Esquecem? Se tivesse tido uma votação estupenda isso poderia até ter certo sentido.


Ainda sobre o Alan
Amigo do PRB diz que na sigla ninguém é contra ele assumir a presidência, mas sim contra a forma descortês como vem tratando os membros do partido. Diz que quem tem o apoio dos militantes é o presidente do diretório regional, o vereador Manoel Marcos (PRB). Sobre ser candidato á PMRB, descarta: “a direção do PRB o chamou para ser candidato a prefeito e o Alan não aceitou”.


Custo menor
Não só a campanha será curta, com 45 dias; mas também, o horário eleitoral teve o seu tempo diminuído, o que deve reduzir os custos de produção das peças para o rádio e a televisão.


Uma vantagem, sem dúvida
Na disputa de vagas para vereador, uma eleição de tiro curto em tese beneficiará o político que já tem uma base eleitoral, que já é conhecido, o novato terá pouco tempo para ser fazer conhecer. Nunca o corpo a corpo numa eleição foi tão acirrado como será agora.


Acabou a mamata
Nesta eleição também não terá mais a mamata de dirigente de partido nanico pegar 300, 400, 500 mil reais em dinheiro vivo para “ajudar” na campanha dos candidatos a vereador, quantias que, na verdade iam para o bolso de alguns deles. Agora a burra secou, acabou a dinheirama.


Apenas achei graça
Alguns colegas de menor experiência embarcaram na canoa furada do deputado Jesus Sérgio (PDT), de que poderia assinar a “CPI da BR-34”. E muita ingenuidade imaginar que tendo cargos no governo, o Jesus fosse trombar com os interesses do governo, que é o de não ter CPI.


Joga político muito claro
A ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR) não esconde o seu projeto político que é o de montar bases em todos os municípios para trabalhar em 2018 para ela voltar á Câmara Federal. A eleição da Capital, unidade da oposição, são assuntos periféricos para o seu grupo político.


Sinal sabedoria
Seria um sinal de sabedoria da oposição se conseguisse se unir, em Epitaciolândia, em torno de um único candidato para prefeito, porque ficaria mais forte; já que, professora Rosemari (PSD) e o Wiliam (PMDB) têm números razoáveis em todas as pesquisas que vi até o momento.


Escândalo certo
Na eleição para a prefeitura de Assis Brasil uma acusação que circula pode abater mesmo antes de voar uma candidatura a prefeito, porque o fato é algo que a sociedade repugna.


Candidatura bem situada
Uma candidatura que começa bem situada em Assis Brasil é a do ex-prefeito Zum (PSDB), que fez uma boa administração e é querido no município. Entra na disputa com chance real de ganhar. O melhor nome da FPA não vai para a disputa, o ex-prefeito Manoelzinho (PT)


Não acredito
Em política não duvido de nada, mas não consigo acreditar que, com todo desgaste, com problemas jurídicos sérios, o prefeito de Assis Brasil, Betinho (PR) tenha a coragem de disputar a reeleição. Betinho era um gestor que tinha tudo para dar certo, mas afundou.


Ninguém apostava nada
A publicitária Charlene Lima (PV) está fazendo em Sena Madureira uma campanha profissional. Começou do zero, sem nunca ter participado de campanhas políticas no município, caiu na graça da população e hoje é o nome da FPA melhor situado em todas as pesquisas.


A coisa não é tão simples
Alguns políticos falam em novas eleições presidenciais para este ano como se a coisa fosse depender apenas da canetada de uma PEC. Para ser viável teria que, neste momento, a presidente afastada Dilma teria que renunciar e renunciar também o presidente interino Michel Temer. Não há outra saída jurídica. E simplesmente fazer uma eleição não resolveria em nada, porque quem ganhasse teria que governar com este sistema presidencialista político podre e ficar refém dos políticos e partidos nanicos. Quem mais defende a tese de eleições presidenciais este ano é o PT. Por qual razão não defendeu quando a Dilma estava no poder? Fica então uma tese oportunista. E nova eleição, se acontecesse, teria que vir com uma Constituinte só para fazer a reforma política, porque se depender dos atuais senadores e deputados federais a bagunça continua. E sem o fim das coligações proporcionais, suplência de senador, não ter uma cláusula de barreira para frear os partos de partidos nanicos, e nada seria a mesma coisa. Não acredito que possa acontecer, seria como crer em Papai Noel.


 


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Davi diz que tentou manter relacionamento com Mani Rego: ‘Corri atrás’

Davi falou sobre o término do relacionamento com Mani Rego, a quem chamava de "esposa"…

05/05/2024

André Vale participa da entrega de equipamentos agrícolas, sacolões e kits dormitórios no Rio Liberdade

O deputado estadual André Vale (Podemos) participou, no sábado (4), a convite do prefeito de…

05/05/2024

Polícia Militar promove 1ª Corrida BPTran pelo Maio Amarelo

A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran),…

05/05/2024

Lula garante verba para reconstrução de estradas no Rio Grande do Sul

A reconstrução das rodovias destruídas pelas enchentes no Rio Grande do Sul terá apoio do…

05/05/2024

Morre Bernard Hill, ator de “Senhor dos Anéis” e “Titanic”

Morreu na manhã deste domingo (05) o ator Bernard Hill, aos 79 anos, conhecido pelas…

05/05/2024

Sistema de emissão de nota do RS usado no Acre não será afetado na cheia

A crise enfrentada pela população do Rio Grande do Sul, onde os temporais já deixaram…

05/05/2024