Categories: Notícias Política

Conselho de Ética aprova parecer de cassação de Eduardo Cunha

Por
web

REVISTA VEJA


Depois de 225 dias, finalmente, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados conseguiu votar o mais longo processo de cassação de mandato da história. Por 11 votos a 9, o colegiado recomendou a perda do mandato do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Agora, o caso segue para o aval do Plenário, em votação aberta, com uma escala anterior na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a quem cabe deliberar sobre os aspectos processuais no Legislativo – e não sobre o mérito da acusação.


O parecer, assinado por Marcos Rogério (DEM-RO), concluiu que Cunha quebrou o decoro parlamentar ao mentir sobre a manutenção de contas bancárias não declaradas no exterior durante um depoimento à antiga CPI da Petrobras. O relator também incluiu no texto provas coletadas pela força-tarefa da Operação Lava Jato. Cunha é réu na Justiça por suspeitas de lavagem de dinheiro desviado dos cofres da Petrobras para benefício próprio.


“O caminho do dinheiro é revelador, mostra quem é o dono, quem tem as senhas, quem movimenta a conta, a quem o banco deve mandar correspondências e a quem deve prestar contas. Não é adequado premiar a esperteza em detrimento da verdade”, disse o relator. “O deputado mentiu para criar um contexto político desfavorável à Operação Lava Jato e para atacar a Procuradoria-Geral da República. Utilizou a CPI da Petrobras como um palco para barrar as investigações, mentiu e omitiu informações.”


A defesa de Cunha repisou o argumento de que ele não é titular de contas bancárias, mas possui os chamados trustes – instituto jurídico no qual alguém transfere o controle de bens a um terceiro. “Por que o parecer do relator tem 90 páginas? Porque não tem uma linha, uma prova. Cadê o número da conta corrente em nome do meu cliente?”, disse o advogado Marcelo Nobre, enquanto exibia as quatro letras – cadê? – rabiscadas num pedaço de papel. “O relator insiste que cachorro é cavalo”, emendou.


Aliados de Cunha afirmam que ele ainda detém cartas na manga, entre elas recursos que lotam a Comissão de Constituição e Justiça que podem anular todo o processo do conselho, levando a tramitação da representação à estaca zero. Também aguarda deliberação da CCJ parecer elaborado pelo aliado de Cunha que traz a possibilidade de que a decisão do conselho seja revertida em plenário. Continue lendo AQUI


 


 


Share
Por
web

Últimas Notícias

  • Famosos

Nasce Clara, filha de Zezé Di Camargo e Graciele Lacerda

Zezé Di Camargo, 62, e Graciele Lacerda, 44, comemoraram a chegada de Clara, primeira filha…

25/12/2024
  • Famosos

Gusttavo Lima se manifesta após alta: “Enfrentar esse desafio”

Gusttavo Lima se manifestou, nesta terça-feira (24/12), após receber alta hospitalar. O cantor ficou internado…

25/12/2024
  • Destaque Entretenimento

“Sonic 3” e “O Auto da Compadecida 2” estreiam nesta quarta no Cine Araújo em Rio Branco

O Dia de Natal, nesta quarta-feira (25), promete agitar o entretenimento em Rio Branco com…

25/12/2024
  • Extra Total

Policiais penais frustram tentativa de fuga de três detentos na FOC antes do Natal

Policiais penais agiram rapidamente e impediram a fuga de três detentos que haviam cerrado o…

25/12/2024
  • Nacional

Esquerda e direita enfrentam desafios na renovação de líderes visando eleições de 2026

À medida que a disputa presidencial de 2026 começa a tomar forma, o Brasil se…

25/12/2024
  • Nacional

Biden envia última mensagem de Natal como presidente e fala em união

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, compartilhou sua última mensagem de Natal como presidente…

25/12/2024