Categories: Acre Cotidiano Notícias Política

JV se posiciona contra PEC que derruba licenciamento ambiental

Por
web

Desde que entrou em pauta no Congresso Nacional, o senador Jorge Viana tem se posicionado contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2012, que propõe flexibilizar a necessidade de licenciamento ambiental. E deixou claro seu posicionamento durante audiência pública promovida na última sexta-feira (10) pelo Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual para debater este tema no Acre.


O vice-presidente do Senado esteve na mesa de debate acompanhado do coordenador da bancada federal do Acre no Congresso, deputado Raimundo Angelim, do senador Petecão e do deputado federal Léo de Brito. A audiência foi conduzida pelo procurador da República Marino Lucianelli e pela procuradora de Justiça Patrícia Rêgo.


A PEC 65/2012 estabelece que, a partir da simples apresentação de um Estudo Impacto Ambiental (EIA) pelo empreendedor, nenhuma obra poderá mais ser suspensa ou cancelada. Na prática, isso significa que o processo de licenciamento ambiental, que analisa se um empreendimento é viável ou não a partir dos impactos socioambientais que pode gerar, deixa de existir.



O senador também falou sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) 654/2015, que propõe acelerar a liberação de licenças ambientais para grandes empreendimentos de infraestrutura, com a criação de um procedimento especial para obras “estratégicas e de interesse nacional”.


“A audiência foi muito prestigiada e eu pude fazer uma explanação pondo minha opinião contrária tanto à PEC, quanto à maneira como o projeto de Lei do Senado n° 654 está sendo conduzido, um projeto que fragiliza o processo de licenciamento da legislação ambiental. É bom que se diga que é frágil o argumento de que essas ferramentas prejudicam o desenvolvimento. Ao contrário: o desenvolvimento precisa ser estimulado, mas ele tem que ser bom para todos! E não é fragilizando a legislação ambiental que nós vamos acelerar o processo de desenvolvimento”, defendeu Viana.


O senador parabenizou os organizadores do debate pela iniciativa de levar o tema para discussão no Acre. “É a sociedade civil, trabalhando e dialogando com o Senado Federal e com a Câmara dos Deputados, que pode barrar essas mudanças de legislação que não melhoram a vida dos brasileiros, ao contrário, pioram e põem em risco o meio ambiente que tem que ser protegido para o bem de todos. Então essa iniciativa do Ministério Público Federal e dos Ministérios Públicos Estaduais precisa do apoio de todos nós”, afirmou o senador.


A audiência contou ainda com a participação de representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a representante do setor produtivo Adelaide Fátima.


 


Share
Por
web

Últimas Notícias

  • Juruá
  • Notícias

Ministério Público e polícia de Cruzeiro do Sul farão prisões em caso de queimadas

As queimadas urbanas e rurais de Cruzeiro do Sul podem resultar em prisão em flagrante.…

02/09/2024
  • Notícias
  • Política

Candidato à prefeitura de Sena, Gilberto Lira recebe R$ 357 mil do Fundo Eleitoral

O candidato à Prefeitura de Sena Madureira, Gilberto Lira (União Brasil), recebeu neste final de…

02/09/2024
  • Notícias
  • Política

Partido Democracia Cristã passa a integrar coligação da chapa Bocalom/Alysson

O prefeito de Rio Branco e candidato à reeleição, Tião Bocalom (PL), o seu candidato…

02/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Jovem é esfaqueada pelo padrasto em discussão por causa de som alto

Uma jovem de 22 anos, identificada como Kenylla de Carvalho, foi esfaqueada pelo padrasto na…

02/09/2024
  • Amazonas
  • Notícias
  • Região Norte

Presidente do TRE-AM pede envio de tropas federais a Maués

O município de Maués (a 257 km de Manaus) solicitou o envio de Força Federal…

02/09/2024
  • Destaque 2

Acre aplicou 86% das vacinas contra a Mpox

De acordo com dados divulgados pelo G1 nesta segunda-feira (2), o Acre aplicou até o…

02/09/2024