Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Previsão é de estiagem rigorosa no Acre nos próximos meses

Fotos foram cedidas pelos organizadores do Projeto Ciliar Só Rio Acre

A seca chegou mais cedo no Acre este ano e pesquisadores acreditam que será uma estiagem prolongada e rigorosa no estado. Nesta quinta-feira, 9, dados sobre a oscilação climática do estado, em relação às enchentes e aos períodos de estiagem foram apresentados durante o lançamento do Plano de Prevenção e Controle de Desmatamento e Queimadas 2016, em Rio Branco.


De acordo com os pesquisadores, o Acre sofre com eventos climáticos extremos, como a maior enchente da história registrada em 2015 na capital e o baixo índice de chuva do inverno amazônico deste ano.


Aliado a isso, registra-se o início antecipado do verão amazônico em abril, período que, pelo registro histórico, ainda deveria marcar altos níveis de chuva.


Para enfrentar o período de seca, o governo do Estado e a prefeitura da capital contam com um plano de ação que prevê, entre outras atividades, fiscalização, prevenção e combate de incêndios urbanos e rurais.


Estão previstos, ainda, reforços de equipes em unidades de saúde, para atendimento de pessoas com doenças respiratórias, típicas desse período.


Em relação ao baixo nível do rio Acre na capital, estão previstos a utilização de bombas flutuantes para captação de água e mapeamento de poços e empresas fornecedores de água.


Sair da versão mobile