O clima é de muita tensão no km 26 após o município de Senador Guiomard (AC). Após receberem ordem de reintegração de posse, liminar concedida pela Juíza do município de Capixaba, Ivete Tabalita, em nome do senhor Osvaldo Ribeiro, cerca de 240 famílias que viviam na região iniciaram um movimento as margens da BR 317.
Ontem (7) além de fechar a rodovia, os posseiros apreenderam uma caminhonete do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Hoje, eles já iniciaram o bloqueio inicial por duas horas e depois liberarão o fluxo de carros e então a estrada será bloqueada novamente por mais duas horas e assum sucessivamente. O bloqueio provocou momentos de muita tensão entre as famílias e motoristas que insistiam em furar a barreira. Não há policiamento no local para garantir a ordem e segurança.
Segundo o senhor Zequinha, um dos líderes do movimento, há nove dias as famílias esperam pela presença de um representante do governo ou do INCRA “e nada, estamos entregues à própria sorte” acrescentou o líder.
O representante das famílias sem-terra afirma que não exigem pelo menos o direito de voz da comunidade. “São homens e mulheres que estão ignorados” voltou a comentar.
Osvaldo Ribeiro é pai do ex-prefeito de Senador Guiomard, Celso Ribeiro. A família tem as maiores posses de terras na região que se estende até o município de Capixaba. O conflito entre posseiros e o fazendeiro é antigo.