O prefeito Marcus Viana e o secretário de Estado da Educação, Marco Brandão, abriram oficialmente na noite da última sexta-feira, 3, na quadra coberta do Colégio Estadual Armando Nogueira, o Festival Estudantil da Canção, uma realização da Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria-Adjunta da Juventude e Fundação Garibaldi Brasil com parte do programa Mãos Dadas, do Governo do Acre.
Estiveram presentes os vereadores Gabriel Forneck, Líder do Prefeito na Câmara Municipal, e o Professor Roger; o deputado federal Léo de Brito e o presidente da FGB, Sid Farney.
Eram 17 horas quando a quadra da Escola Armando Nogueira começou a ficar lotada para a primeira eliminatória do FEC. Os três jurados dessa etapa – Yvana Pacifico, José Alberto, e William Silva – analisaram canções de estudantes das escolas Alcimar Nunes Leitão, Lourival Sombra, Luiza Batista, Meta e Armando Nogueira. 29 concorrentes participaram dessa seletiva. “Relembra os grande festivas que já tivemos”, disse Marco Brandão ao avaliar a grande movimentação de estudantes.
O festival, conforme lembrou o prefeito , é sucesso absoluto de envolvimento e participação nas escolas, nos bairros e nas redes sociais. “Quem está participando tem o sentimento de que está fazendo o melhor festival”, disse o prefeito.
A página no Facebook havia alcançado minutos antes da seletiva mais de 150 mil pessoas. Os vídeos mais alcançados registraram até aquela data 19 mil e 15 mil visualizações, demonstrando que os estudantes vão repetir o feito no CEAN e lotar as escolas durante as eliminatórias. Temyllis Silva, secretária-adjunta da Juventude de Rio Branco, relacionou esses números à parceria que resultou em uma boa organização para o evento.
O FEC computou 227 inscritos em todas as regionais de Rio Branco, na zona urbana e também na rural. São 26 escolas participando diretamente do Festival, entre estabelecimentos públicos e privados. Todas eliminatórias são transmitidos ao vivo pela internet. “Escolhi uma música simples, que eu acho muito bonita”, disse Gabriel Lacerda, do Colégio Meta. Ele interpretou com violão base e violão solo, a canção de Henrique e Juliano, “Flor e Beija-Flor” e foi muito aplaudido.
As índias Panahy e Yakashayu, filhas do cacique Yanawá Biraci Brasil, estiveram na seletiva com uma música cantada em sua língua nativa. “Ela fala sobre nosso mundo, a vida na aldeia”, explicou Panahy. Elas deixaram as aldeias do Rio Gregório temporariamente para estudar em Rio Branco.
Foram selecionados nesta seletiva: Natanael da Silva, da Escola Luiza Batista de Souza; Carolina Araújo, do Colégio Meta. Por música autoral está classificada a estudante Isla Lima, do CEAN. O vídeo mais curtido no Facebook foi o da Elana, da Escola Alcimar Nunes Leitão.
O corpo da décima vítima do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira foi encontrado…
O governo federal publicou nesta sexta-feira (28) em edição extra do Diário Oficial da União…
Em petição encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta sexta-feira (27), a Câmara…
O atacante brasileiro Vinicius Júnior voltou a se eleito o melhor jogador do mundo nesta…
Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgada nesta sexta-feira (27), aponta a carência…
A melhoria da infraestrutura em todo o estado do Acre, faz parte da política da…